• Matéria: Filosofia
  • Autor: mabborges1
  • Perguntado 4 anos atrás

"O primeiro que, tendo cercado um terreno, ousou dizer Isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simplórias para lhe dar crédito foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras, assassinatos, quantas misérias e horrores não teria poupado ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou tampando o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: "Evitai escutar esse impostor, estareis perdidos se esquecerdes que os
frutos são de todos e que a terra não é de ninguém!""


Para Rousseau, as desigualdades sociais surgem a partir do contrato social e do surgimento da sociedade civil. A concepção do filósofo sobre os seres humanos em estado de natureza, anterior ao contrato social era:

a) Os seres humanos em estado de natureza estariam em uma guerra de todos contra todos pela ausência de leis que regulem o convívio em sociedade.
b) Os seres humanos são individualistas e os conflitos são inevitáveis. Para salvaguardar o direito natural à propriedade surge o contrato social.
c) A cidade faz parte da natureza humana. Assim, não há nada anterior a vida em
sociedade.
d) O ser humano em estado de natureza é o ser humano em estado de felicidade. A
liberdade natural, faria dos seres humanos "bons selvagens", vivendo em harmonia com a
natureza como os outros animais.​

Respostas

respondido por: xXAstridXx
15

Resposta:

Alternativa correta: D).

O ser humano em estado de natureza é o ser humano em estado de felicidade. A liberdade natural, faria dos seres humanos "bons selvagens", vivendo em harmonia com a natureza como os outros animais.

Explicação:

A concepção do "bom selvagem", desenvolvida por Rousseau para explicar o ser humano em estado de natureza, demonstra que a sociedade e a forma como ela se desenvolve é responsável pela corrupção dos seres humanos e pela perda sua liberdade.


mabborges1: thank you
Perguntas similares