O conhecimento sensível, aquele passível de ser adquirido a partir da experiência sensória de um indivíduo, foi duramente criticado por René Descartes. Para o autor das Meditações Metafísicas, adepto de uma teoria de caráter mais subjetivista, haveria uma hierarquia no processo de aquisição do conhecimento, sendo o intelecto superior aos sentidos. A consciência do sujeito, o dito cogito, é a base de todo e qualquer conhecimento possível, apenas nela poderíamos encontrar ideias claras e distintas que, mesmo quando perturbadas por qualquer elemento exterior, resistiriam a qualquer espécie de distorção. Essas ideias, ditas inatas, não derivam nunca de experiências particulares e, por esse motivo, possuem valor universal.
O texto acima ilustra a perspectiva teórica denominada de inatista, sob a qual podemos afirmar:
a.
Compreende uma relação não imediata entre consciência e ideias, sendo as ideias objetos derivados única e exclusivamente da experiência.
b.
Defende a existência de ideias comuns a todos os homens, mas que diferem conforme a vivência particular de cada um.
c.
Parte de ideias que, embora inatas, dependem de experiências individuais para serem validadas e dadas como certas.
d.
Pressupõe uma série de ideias, comum a todos os seres pensantes, que servem como fundamentação para a aquisição de outros saberes.
e.
Estabelece que o homem nasce tal qual uma
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Respostas
Resposta:
Resp.: Pressupõe uma série de ideias, comuns a todos os seres pensantes, que servem como fundamentação para a aquisição de outros saberes.
Explicação:
tirei 10
B. Defende a existência de ideias comuns a todos os homens, mas que diferem conforme a vivência particular de cada um.
Descartes desenvolveu a dúvida metódica, segundo a qual deve-se duvidar de tudo o que existe e considerar falso tudo aquilo que se pode ser colocado em dúvida. Assim, deve-se questionar até mesmo a própria existência, de forma que essa dúvida constante faz com que o homem tenha ciência da sua existência: "penso [cogito], logo existo".
Essa forma de pensar não pode ser considerada um ceticismo pois os céticos acreditavam que o conhecimento não pode ser encontrado. Já Descartes acreditava na possibilidade de alcançar o conhecimento por meio da dúvida, ou seja, por meio da razão.
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