• Matéria: Inglês
  • Autor: Luli124
  • Perguntado 4 anos atrás

O conhecimento sensível, aquele passível de ser adquirido a partir da experiência sensória de um indivíduo, foi duramente criticado por René Descartes. Para o autor das Meditações Metafísicas, adepto de uma teoria de caráter mais subjetivista, haveria uma hierarquia no processo de aquisição do conhecimento, sendo o intelecto superior aos sentidos. A consciência do sujeito, o dito cogito, é a base de todo e qualquer conhecimento possível, apenas nela poderíamos encontrar ideias claras e distintas que, mesmo quando perturbadas por qualquer elemento exterior, resistiriam a qualquer espécie de distorção. Essas ideias, ditas inatas, não derivam nunca de experiências particulares e, por esse motivo, possuem valor universal.   

 

O texto acima ilustra a perspectiva teórica denominada de inatista, sob a qual podemos afirmar: 

a.

Compreende uma relação não imediata entre consciência e ideias, sendo as ideias objetos derivados única e exclusivamente da experiência. 

b.

Defende a existência de ideias comuns a todos os homens, mas que diferem conforme a vivência particular de cada um. 

c.

Parte de ideias que, embora inatas, dependem de experiências individuais para serem validadas e dadas como certas. 

d.

Pressupõe uma série de ideias, comum a todos os seres pensantes, que servem como fundamentação para a aquisição de outros saberes. 

e.

Estabelece que o homem nasce tal qual uma

8​

Respostas

respondido por: amandaalemanha
8

Resposta:

Resp.: Pressupõe uma série de ideias, comuns a todos os seres pensantes, que servem como fundamentação para a aquisição de outros saberes.

Explicação:

tirei 10


liasoares8012: Parabéns e nem foi verificado por especialista nenhum, mas confirmo que essa é a resposta certa, porque acertei na atividade avaliativa da facul
respondido por: marigiorgiani
1

B. Defende a existência de ideias comuns a todos os homens, mas que diferem conforme a vivência particular de cada um.

Descartes desenvolveu a dúvida metódica, segundo a qual deve-se duvidar de tudo o que existe e considerar falso tudo aquilo que se pode ser colocado em dúvida. Assim, deve-se questionar até mesmo a própria existência, de forma que essa dúvida constante faz com que o homem tenha ciência da sua existência: "penso [cogito], logo existo".

Essa forma de pensar não pode ser considerada um ceticismo pois os céticos acreditavam que o conhecimento não pode ser encontrado. Já Descartes acreditava na possibilidade de alcançar o conhecimento por meio da dúvida, ou seja, por meio da razão.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/23858904

Anexos:
Perguntas similares