• Matéria: História
  • Autor: heitor318
  • Perguntado 4 anos atrás

Ao estabelecer aldeias, vilas e cidades, os grupos humanos começaram a realizar uma divisão do trabalho. Explique o significado dessa afirmação.

Respostas

respondido por: ThiagoAndriolli2007
4

Resposta:

O processo de sedentarização provocado pela Revolução Neolítica estabeleceu uma nova etapa no modo de vida do homem. A grande disponibilidade de alimento fez com que ele pudesse morar em um lugar durante um longo período de tempo, na medida em que a prática da agricultura lhe assegurava uma vida bem mais estável. Outra conseqüência direta foi o aumento da população humana, que naturalmente abriu caminho para a formação de comunidades bem mais numeros.

Dessa forma, a transformação promovida pela revolução agrícola veio acompanhada da formação das primeiras aldeias neolíticas. Entre 8.000 e 6.000 a.C., esse agrupamentos humanos numerosos haviam se espalhado na região sul da Europa, no norte da África e no sudoeste da Ásia. Toda a região do chamado Crescente Fértil se transformou na principal localização de grupos que apresentavam formas mais complexas de orientar suas relações e práticas cotidianas.

Com o passar dos tempos, essas sociedades aldeãs foram crescendo ainda mais, fazendo com que as atividades de cultivo fossem destinadas somente a uma parte da população. Dessa maneira, surgiram os camponeses, que trocavam os excedentes de sua produção agrícola por ferramentas, utensílios e outros produtos de seu interesse. A atividade comercial dava seus primeiros passos e com isso as relações econômicas e sociais ganhavam outra feição. Era dado início às primeiras cidades da Antiguidade.

espero ter ajudado!


heitor318: Valeu mesmo!
ThiagoAndriolli2007: Por nada
geisysilvamedeiros: eu queria que fosse um pouco menor
ThiagoAndriolli2007: foi mal :(
fabianasisantos: tem pouca linha
fabianasisantos: como vou escrever isso tudo?
Perguntas similares