Respostas
Resposta:
As disciplinas de Ecologia e Geografia são de grande importância para a prova do Enem, sendo que os diversos assuntos são abordados até mesmo na redação. Especificamente sobre o Brasil, conhecer os biomas brasileiros é fundamental para conseguir uma boa prova no exame.
Poucos biomas são tão conhecidos e possuem uma importância tão grande para a história do Brasil quanto a Mata Atlântica. Quer saber mais sobre ela? Então, continue a leitura!
A Mata Atlântica é considerada uma das florestas com maior biodiversidade do planeta e, paradoxalmente, uma das mais ameaçadas de extinção. O bioma está localizado em uma área que totaliza 15% do território nacional brasileiro. Inclui 17 estados, sendo eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
De todos esses estados citados acima, 14 são costeiros, característica marcante do bioma da Mata Atlântica. Na época do descobrimento do Brasil pelos portugueses, a Mata Atlântica chegava a uma área de 1.315.460 quilômetros quadrados. Infelizmente, devido à alta exploração desde então, restam apenas 12,4% dessa área, sendo que disso, 80% estão localizados em áreas privadas.
Mais de 70% da população brasileira, além de sete das nove grandes bacias hidrográficas do Brasil e três das maiores metrópoles da América do Sul se encontram inseridos no bioma da Mata
Explicação:
Atlântica. Há muitos séculos a floresta oferece possibilidades inúmeras para atividades vitais da economia, desde a agricultura e a pesca até o turismo e a geração de energia elétrica.
Para a Unesco, a Mata Atlântica é considerada uma Reserva da Biosfera, modelo que busca gerir sustentavelmente os recursos naturais presentes no bioma. Detém esse título desde 2008, sendo a primeira Reserva da Biosfera do Brasil a receber a denominação internacional. //
, $$pero ter ajudado , bons estudos!!
Seu clima predominante é o tropical úmido, no entanto, existem outros microclimas ao longo da mata. Apresenta temperaturas médias elevadas durante o ano todo e a média de umidade relativa do ar também é elevada. As precipitações pluviométricas são regulares e bem distribuídas nesse bioma.
A temperatura anual média na costa é de 22° C, diminuindo a 11° C em 2.000 metros e chegando a valores negativos no pico das Agulhas Negras (Itatiaia) com 2.800 m de altura.Para interpretar um climograma, é preciso levar em consideração que a coluna da direita e a linha que passa pelo gráfico indicam as variações de temperatura. A coluna da esquerda e as barras correspondem, assim, as variações de precipitação (índice de chuvas) medidas em milímetros (mm).