3)você já ouviu alguém dizer: "Esse alimento é melhor porque ele não tem química"? Ou "Esse
produto de limpeza é muito perigoso, pois tem muita químical"? Ou, ainda, "esse tratamento de cabelo não faz mal
porque ele não tem químical"?Comente essas frases usando seu conhecimento.
Respostas
Explicação:
Está ficando cada vez mais difícil ter esse pensamento, pois quase em todos os lugares tem química.
O que comemos por exemplo, um morango possuí muitos agrotóxicos por causa dos furinhos, o morango acumula muitos agrotóxicos. A maioria dos morangos que encontramos no mercado possuem brometo de metilo, um produto químico muito tóxico usado para eliminar fungos, e também fertilizantes químicos que são colocados na plantação nos estágios intermediários do crescimento da fruta, ou seja "um tratamento de cabelo" está sendo até mais saudável do que pensar em se alimentar de uma fruta. Mais claro eu estou sendo exagerada em relação de comida, poderíamos substituir um morango por outra fruta que contém menos agrotóxicos como o abacate que são uma das frutas que possuem menos agrotóxicos.
Um outro exemplo seria "um produto de limpeza" deixar de fazer suas tarefas da casa, como passar o pano com produtos, limpar o chão, é o mesmo de se dizer não irei lavar minhas roupas, não usarei shampoo, não tomarei banho, etc... É uma boa observação já que para se tomar banho com água, primeiro tem todo aquele processo que envolve química para a água chegar branquinha em sua casa, lavar suas roupas também envolve química para tirar a sujeira de sua roupa, etc...
Resposta:
Minhas observações são que, para tudo se tem um jeito simples de resolver:
"Esse alimento é melhor porque ele não tem química"
- Sim, mais uma boa forma de se comer alimentos que tem química e que são únicos em armazenadores de nutrientes, seria deixando-o de molho na água, essa é uma boa forma de tirar os agrotóxicos. O morango, para tirar os agrotóxicos precisaria fazer o passo a passo de uma fonte confiável, eu achei essa no Google:
“Lave em água corrente por pelo menos um minuto. Pode-se usar iodo 2% (5 ml em 1 litro de água), bicarbonato (1 colher de sopa para 1 litro de água) ou vinagre (1 parte para 2 de água). Em todos esses casos, deixe de molho em média por 30 minutos e depois lave.
"Esse produto de limpeza é muito perigoso, pois tem muita químical"
Use luvas, ou contrate alguém experiente para fazer as tarefas, mais lembre-se que tem coisas que não tem como evitar. O vidro do ponto de vista químico, o vidro é a mistura de óxidos inorgânicos não voláteis resultantes da decomposição e da fusão, principalmente, de compostos alcalinos, alcalinoterrosos e de areia, formando um produto final com estrutura atômica desorganizada.
O vidro ele está presente nas janelas de sua casa, no copo onde se bebe água, no espelho. Mais ele não é tão perigoso assim né?
-Após quebrado sabemos que ele se torna algo cortante, ele pode ser letal, o que o torna mais perigoso do que um produto de limpeza mais ele não se pode ser nem substituído, nem evitado já que faz parte da nossa rotina tocar o dedo na película do celular.
"esse tratamento de cabelo não faz mal porque ele não tem químical"
Depende do tratamento capilar, muitos deles realmente não tem química, são muitos seguros, fazem bem para o crescimento, brilho, mas também tem muitos tratamentos capilares que possuem muita química e que são muito famosos como a progressiva:
Além disso, o principal elemento químico da maioria das progressivas - o ácido fórmico ou formol - é fiscalizado pela Agência de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Em excesso nas fórmulas, eles provocam desde queda de cabelo, intoxicação e até queimaduras no couro cabeludo.
Que muitos usam, é muito conhecido mais infelizmente faz mal para o cabelo.
E no meu ponto de vista é bom ter um cuidado com o seu cabelo, usando essa "critica" formar uma barreira e evitar ao máximo tratamentos com uso excessivo de química em seu corpo.
Espero ter ajudado com meu ponto de vista!