2- Como se explica a existência do Deserto de Atacama no litoral norte do Chile e ao sul do Peru?
Respostas
Resposta:
A formação do deserto do Atacama, é resultado da ação da corrente marítima de Humboldt, que banha o litoral Pacífico sul. Essa é uma corrente extremamente fria e pois sabemos que se origina na região da Antártica, se transferindo para latitude do trópico de Capricórnio, tocando o litoral Chileno e Peruano.
Explicação:
Espero ter ajudado.
Resposta:
Vou tentar explicar isso de uma forma menos complicada...
Explicação:
É o seguinte, desertos é biomas similares se formam em algumas condições específicas de clima, sendo este fatores, não causas específicas para a desertificação de uma região:
- próximos a latitudes 30º norte e sul
- regiões onde há pouca umidade
- regiões onde há correntes de ar fria
- regiões onde há windward e leeward (eu aprendi em inglês, não sei os nomes em português, acho que seria catavento e sotavento, mas posso estar terrivelmente errado)
O que há de especial na região do Atacama é esse último ponto. Há uma cadeia de montanhas na região do Atacama. De um lado da cadeia há uma massa de ar fria, e do outro lado há uma massa de ar quente. O lado frio, digamos assim, favorece a formação de desertos naquela região. Repare no nordeste semi árido do Brasil, a cadeia de montanhas que delimitam a costa e o chamado sertão no interior do nordeste, como exemplo.
A latitude também favorece a formação de desertos. O Atacama está próximo da latitude 30º sul. Repare no Saara e no deserto da Austrália, estão todos próximos dessa latitude.
A falta de umidade é um fator comprovado no Atacama, pois este é o deserto mais seco do mundo.
Tem um vídeo chamado Worldbuilding Biomes de autoria de Artifexan, que explica bem essa questão da formação de desertos, explicando bem essa questão de biomas. Se entender inglês, recomendo muito ver este material, ele explica de uma forma bem prática e fácil a formação e presença de biomas na Terra como também como seriam em planetas ou mundos fictícios.