• Matéria: Filosofia
  • Autor: AFontesmelo2000
  • Perguntado 9 anos atrás

O Oráculo de Delfos teria declarado que Sócrates (470-399 a.C.) era o mais sábio dos homens. Essa profecia marcou decisivamente a concepção socrática de Filosofia, pois sua verdade não era óbvia: “Logo ele, sem qualquer especialização, ele que estava ciente de sua ignorância? Logo ele, numa cidade [Atenas] repleta de artistas, oradores, políticos, artesãos? Sócrates parece ter meditado bastante tempo, buscando o significado das palavras da pitonisa. Afinal concluiu que sua sabedoria só poderia ser aquela de saber que nada sabia, essa consciência da ignorância sobre as coisas que era sinal e começo da autoconsciência.” (J. A. M. Pessanha) Sobre a filosofia de Sócrates, é incorreto afirmar que
(A)a filosofia de Sócrates consiste em buscar a verdade, aceitando as opiniões contraditórias dos homens; quanto mais importante era a posição social de um homem, mais verdadeira era sua opinião.
(B)a sabedoria de Sócrates está em saber que nada sabe, enquanto os homens em geral estão impregnados de preconceitos e noções incorretas, e não se dão conta disso.
(C)o reconhecimento da própria ignorância é o primeiro passo para a sabedoria, pois, assim, podemos nos livrar dos preconceitos e abrir caminho para a verdade.
(D)após muito questionar os valores e as certezas vigentes, Sócrates foi acusado de não respeitar os deuses oficiais (impiedade) e corromper a juventude; foi julgado e condenado à morte por ingestão de cicuta.
(E)o caminho socrático para a sabedoria deve ser trilhado pelo próprio indivíduo, que deve por ele mesmo reconhecer seus preconceitos e opiniões, rejeitá-los e, através da razão, atingir a verdade imutável. LETRA C ?

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
259

É correta a alternativa A.

Sócrates rejeitava a ideia de que a autoridade social estava "na base" da "autoridade intelectual", de modo que a verdade não se limitava a pessoa que proferia a afirmação, e sim ao valor intrínseco daquela afirmação.

É comum que nos diálogos platônicos Sócrates debata os temas que deseja debater com figuras que poderiam ser consideradas "autoridades": é com um especialista que discute a piedade, a justiça ou a beleza, mostrando que, apesar das suas posições sociais, defendiam coisas falsas e que deveriam ser rejeitadas.

respondido por: larissamagrani
0

A resposta incorreta é a letra A, pois, para Sócrates, a verdade não pode ser relativa.

O que nos diz Sócrates?

  • Sócrates tinha um jeito peculiar de "fazer" filosofia: muito astuto e considerado sábio pelo Oráculo de Delfos, ele andava pelas ruas de Atenas dialogando com os jovens, com a finalidade de trazer a luz filosófica em suas palavras.

  • Utilizando da maiêutica (parto das ideias), Sócrates conversava sobre os temas mais corriqueiros e usava da técnica da ironia para desconstruir conceitos errôneos e do senso comum da época.

  • Sócrates focou sua filosofia no homem e na sua ética, tendo como primazia analisar o comportamento humano e filosofar acerca de como viver filosoficamente.

Saiba mais sobre Sócrates em: brainly.com.br/tarefa/18724217

Anexos:
Perguntas similares