“As revoluções camponesas são movimentos vastos, disformes, anônimos, mas irresistíveis. O que transformou uma epidemia de inquietação camponesa em uma convulsão irreversível foi a combinação dos levantes das cidades provincianas com uma onda de pânico de massa, que se espalhou de forma obscura mas rapidamente por grandes regiões do país: o chamado Grande Medo.”
HOBSBAWN, Eric. A era das Revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977, p. 80.
Acerca da participação dos trabalhadores rurais do processo da Revolução Francesa, escolha a alternativa correta.
A
O Grande Medo foi organizado por artesãos provincianos que se revoltavam contra a Igreja Católica.
B
Os camponeses tiveram pouca expressão durante a Revolução Francesa pois o país era industrializado.
C
A produção agrícola francesa decaiu ao longo do século XVIII porque os camponeses organizavam motins constantemente.
D
A crise alimentícia pela qual a França passava estimulou a revolta dos camponeses, pois eles lidavam com a fome e com a crise econômica.
E
Os trabalhadores rurais eram a favor dos impostos feudais, ao contrário dos trabalhadores urbanos e, por isso, não houve conciliação entre esses grupos.
Respostas
Resposta
D
Explicação:
Devido a grande crise econômica (envolvimento da França na independência americana 1776-1781) somado ao péssimo desempenho na agricultura na década de 1780 revoltou os camponeses, visto que, os quais destinavam 80% de seus impostos para o clero e a nobreza e não obtinham nenhum retorno. Assim sendo, iniciou-se um ciclo de revoltas.
Resposta:
Explicação:
Letra D
Uma das causas de insatisfação dos franceses durante o século XVIII foi a crise de subsistência, resultado de más colheitas. Os trabalhadores rurais, além de terem que lidar com a fome, tinham seu principal meio de vida, a venda de produtos agrícolas, prejudicado. Por isso, os camponeses se mostraram insatisfeitos e reagiram com saques e linchamentos a nobres, atos que configuraram o Grande Medo.