Leia as afirmações sobre a entrada e a difusão das ideias iluministas no Brasil Colônia, no século XVIII, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. Em seguida, reescreva as afirmações erradas corrigindo-as.
a) ( ) As ideias iluministas entraram no Brasil Colonial de forma clandestina, pois livros que tra tavam dos principios do iluminismo eram proibidos pela Metrópole.
b) ( ) O Marquês de Pombal foi o responsável pela entrada e difusão das ideias iluministas na Colónia, facilitando a impressão de livros no Brasil.
c) ( ) As Ideias iluministas não foram bem recebidas pela elite colonial, pois os principios liberais não iam ao encontro de seus anseios.
d) ( ) Os pensamentos iluministas relativos à liberdade individual foram os mais bem aceitos pela elite colonial do periodo.
e) ( ) No governo da rainha D. Maria de Portugal, os principios iluministas passaram a ser mais fortemente propagados pela Metrópole.
F) ( ) Um dos motivos que levaram Portugal a uma crise no século XVIII foi a dependência eco nômica em relação à Inglaterra.
g) ( ) Os primeiros livros difundidos na Colonia continham relatos sobre a chegada dos portugueses ao Brasil, eles eram impressos nas capitanias de Minas Gerais e Bahia.
CORRIGA AS FALSAS POR FAVOR OU JUSTIFICA.
Respostas
respondido por:
8
Considerando a difusão das ideias iluministas no Brasil Colônia, temos que a sequência correta é a seguinte: V – F – V – V – F – F – V.
De acordo com os estudos da entrada e a difusão das ideias iluministas no Brasil Colônia, podemos destacar que as ideias iluministas chegaram ao Brasil no período colonial de uma maneira clandestina, devido ao fato da proibição de livros sobre o iluminismo pela metrópole.
Além disso, as ideias iluministas não haviam sido bem recebidas pela elite colonial, visto que os princípios do liberalismo não serem semelhantes aos desejos da elite.
Bons estudos!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás