Em relação aos chamados crimes de responsabilidade dos funcionários públicos, previstos nos Artigos 312 a 326 do Código Penal, ao que diz respeito ao Crime de Peculato, disposto no Artigo 312 do referido diploma legal, o qual tipifica que “Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio. Pena - reclusão, de dois a doze anos, e multa”. Com base em tal crime de peculato, considere as assertivas abaixo:
Com base no texto acima, julgue as afirmativas abaixo, indicando (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) No crime de Excesso de exação, visa a punição do funcionário público que, em razão do cargo, tem a posse de bem público, e se apropria ou desvia o bem, em benefício próprio ou de terceiros. Ressalta-se que a lei prevê pena mais branda para os casos culposos, onde o servidor público não teve intenção de cometer o crime, bem como para os casos onde o servidor incorrer em erro de outra pessoa.
( ) No crime de peculato, visa a punição do funcionário público que, em razão do cargo, tem a posse de bem público, e se apropria ou desvia o bem, em benefício próprio ou de terceiros. Ressalta-se que a lei prevê pena mais branda para os casos culposos, onde o servidor público não teve intenção de cometer o crime, bem como para os casos onde o servidor incorrer em erro de outra pessoa.
( ) No crime de Concussão, visa a punição do funcionário público que, em razão do cargo, tem a posse de bem público, e se apropria ou desvia o bem, em benefício próprio ou de terceiros. Ressalta-se que a lei prevê pena mais branda para os casos culposos, onde o servidor público não teve intenção de cometer o crime, bem como para os casos onde o servidor incorrer em erro de outra pessoa.
( ) No crime de Modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações, visa a punição do funcionário público que, em razão do cargo, tem a posse de bem público, e se apropria ou desvia o bem, em benefício próprio ou de terceiros. Ressalta-se que a lei prevê pena mais branda para os casos culposos, onde o servidor público não teve intenção de cometer o crime, bem como para os casos onde o servidor incorrer em erro de outra pessoa.
( ) No crime de Inserção de dados falsos em sistema de informações, visa a punição do funcionário público que, em razão do cargo, tem a posse de bem público, e se apropria ou desvia o bem, em benefício próprio ou de terceiros. Ressalta-se que a lei prevê pena mais branda para os casos culposos, onde o servidor público não teve intenção de cometer o crime, bem como para os casos onde o servidor incorrer em erro de outra pessoa.
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:
Escolha uma:
a.
F - V - V - F - F
b.
F - V - F - V - F
c.
F - V - F - F - F
d.
F - F - F - F - F
e.
V - V - F - F - F
tharlenalbino:
resposta alternativa da letra C, conforme CP(arts.312 a 326)- Título XI-Dos crimes contra a administração Pública.
Respostas
respondido por:
1
Resposta: C. F - V - F - F - F.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás