• Matéria: Química
  • Autor: Megabrainalex
  • Perguntado 9 anos atrás

(UPE/12) O azeite de oliva é o produto obtido somente dos frutos da oliveira (Olea europaea L.), excluídos os óleos obtidos por meio de solventes e ou qualquer mistura de outros óleos. O azeite de oliva virgem é o produto obtido do fruto da oliveira (Olea europaea L.) somente por processos mecânicos ou outros meios físicos, em condições térmicas que não produzam alteração do azeite, e que não tenha sido submetido a outros tratamentos além da lavagem com água, decantação, centrifugação e filtração.

Está de acordo com esses critérios da RDC Nº. 270 da
ANVISA a seguinte garantia dada por uma empresa que processa e comercializa uma marca de “azeite de oliva virgem” em uma rede de supermercados:

a) isenção de substâncias apolares, retiradas pelo emprego de um líquido apolar recomendado para o processamento de produtos alimentícios.
b) manutenção de um óleo sem muita química, por usar somente processos mecânicos ou outros meios físicos que não produzem alteração do azeite.
c) transesterificação no óleo, após a prensagem e a
termobatedura, um batimento lento e contínuo da pasta seguido por um aquecimento suave.
d) ausência de partículas em suspensão, por causa da
separação de compostos de densidades distintas, por
meio de processo de inércia, seguido por uma etapa
filtrante.
e) retirada de um grupo de substâncias polares
indesejáveis para a estabilização do produto em prateleira, realizando a destilação do óleo por arraste, com vapor d’água.

Respostas

respondido por: Anônimo
9
Letra D.

Na centrifugação há ação da gravidade.
Perguntas similares