Com o fim do Estado Novo, a sociedade brasileira experimentou um período de intensa mobilização política que culminou na campanha eleitoral do Presidente da República e dos membros do Poder Legislativo Federal. Dessa campanha, participaram vários candidatos do PCB, como Jorge Amado e Luís Carlos Prestes.
Com base no conhecimento histórico, pode-se afirmar que
a) os candidatos do PCB não foram eleitos porque a Constituição de 1937 proibia a eleição de membros da oposição política.
b) os parlamentares eleitos pelo PCB foram cassados, em 1947, em razão do alinhamento do governo brasileiro com os Estados Unidos.
c) o PCB, além de eleger senadores e deputados, conseguiu compor politicamente com o governo federal e indicar cargos de Ministros.
d) o presidente eleito, por pressões da sociedade, foi obrigado a conviver com a atuação dos parlamentares do PCB até o final de seu mandato.
e) os getulistas apoiaram publicamente os candidatos do PCB, fato que garantiu sua legalidade até o golpe de 1964.
Respostas
Resposta:
Letra b) os parlamentares eleitos pelo PCB forma cassados, em 1947, em razão do alinhamento do governo brasileiro com os Estados Unidos.
Explicação:
Espero ter ajudado! ❤
Resposta:
letra b)
Explicação:
O Partido Comunista do Brasil (PCB) foi legalizado em fins de 1945, no processo de queda do Estado Novo. Nas eleições para a Assembleia Constituinte de 1946, o partido conseguiu eleger 15 representantes, dentre os quais Prestes para o Senado. A conjuntura mundial da Guerra Fria, entretanto, era obstáculo à permanência de um partido comunista legalizado na América Latina, a que os estadunidenses chamavam de “seu quintal”. Assim, em 1947, sob pressões externas e internas, o TSE cassou a legalidade do PCB. Na clandestinidade, o nome do partido foi alterado para Partido Comunista Brasileiro.