Ao tratar a cultura física como algo relevante, notamos que o valor que Rui Barbosa dava à educação física sustentava-se no conhecimento que possuía sobre as teorias pedagógicas vigentes, mundialmente, no final do século XIX. As problemáticas da educação física apareciam com grande interesse quando ponderava a educação de uma maneira ampla, admitindo conteúdos imprescindíveis para a educação do corpo.
JUNIOR, Carlos Herold. Teorias Pedagógicas da Educação Física no Brasil. Maringá PR.:Unicesumar, 2018 (adaptado).
Considerando o texto apresentado e o que era defendido por Rui Barbosa, avalie as afirmações a seguir.
I. Educação física dever ser uma lição não obrigatória, tornando-se facultativa para a escola.
II. Deve ser destacado que a obrigatoriedade da educação física seria justificada por uma razão fisiológica das mais evidentes.
III. A cultura física e a ginástica são colocadas como expressões de uma luta contra um passado “implacável”, ou seja, educação física e uma educação moderna andariam lado a lado.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
II e III, apenas.
Explicação:
Perceba que a “cultura física” e a “ginástica” são colocadas como expressões de uma luta contra um passado “implacável”, ou seja, educação física e uma
educação moderna seriam sinônimos. Da passagem, chamo sua atenção para o fato da “educação física” dever ser uma “lição obrigatória”, “não como um passatempo facultativo”. Além disso, deve ser destacado que essa obrigatoriedade seria justificada por uma “razão fisiológica das mais evidentes”. Pag 84 Unicesumar
respondido por:
1
Resposta:
II e III, apenas.
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás