• Matéria: Biologia
  • Autor: helemlopesrodrigues
  • Perguntado 4 anos atrás

Qual as vantagens e desvantagens da Seleção Artificial (melhoramento genético )

Respostas

respondido por: Diana9866233
1

Resposta:

Vantagens:

- Aumentar a produção aumentar a produção de alimentos com redução nos custos de produção;

- Aumento da resistência induzida diminuindo assim, a necessidade do uso de herbicidas;

- Produção de alimentos de maior qualidade nutricional e menor perecibilidade;

- Produção de anticorpos em plantas transgênicas e a possibilidade de a distribuição em massa;

- Introdução de novas características não existentes no organismo em seu estado original.

Desvantagens e Riscos:

*À saúde humana:

- Aumento das alergias pela transferência de genes de uma espécie para a outra porque a alergia é causada pelas proteínas que são produzidas por determinada espécie e a transferência de genes pode levar a esta característica de se fabricar mais ou outra proteína.

- Prejudicar seriamente o tratamento de algumas doenças de homens e animais. Isto ocorre porque muitos cultivos possuem genes de resistência antibiótica. Se o gene resistente atingir uma bactéria nociva, pode conferir-lhe imunidade ao antibiótico, aumentando a lista, já alarmante, de problemas médicos envolvendo doenças ligadas a bactérias imunes;

- Aumento de resíduos de agrotóxicos: Alguns dos produtos transgênicos têm como característica adquirirem resistência aos efeitos dos agrotóxicos, como a soja transgênica “Roundup Ready”, resistente ao herbicida Roundup, permitindo uma utilização mais intensa do agrotóxico, cujos resíduos permanecerão nos alimentos e poluirão os rios e o solo.

*Ao meio-ambiente:

- Fluxo gênico: pode ocorrer a transferência de gens da planta transgênica para uma espécie diferente que pode ser um parente silvestre ou plantas daninhas sexualmente compatíveis podendo gerar desequilíbrio nas cadeias alimentas e no próprio ecossistema;

- Desenvolvimento de resistência em pragas e doenças se houver a transferência do gen resistente da planta.

- Células-tronco: As células-tronco, também conhecidas como células-mãe ou células estaminais, são células que possuem a capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras. As células-tronco dos embriões têm ainda a capacidade de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular, em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue. Devido a essa característica, as células-tronco são importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes tipo-1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias. O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas. São encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico. Nesse último local, conforme descoberta de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Wake Forest, no estado norte-americano da Carolina do Norte, noticiada pela imprensa mundial nos primeiros dias de 2007. Há duas possibilidades de extração das células estaminais. Podem ser adultas ou embrionárias:

Embrionárias – São encontradas no embrião humano e são classificadas como totipotentes ou pluripotentes, devido ao seu poder de diferenciação célular de outros tecidos. A utilização de células estaminais embrionárias para fins de investigação e tratamentos médicos varia de país para país, em que alguns a sua investigação e utilização é permitida, enquanto em outros países é ilegal.

Adultas – São encontradas em diversos tecidos, como a medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta, e outros. Estudos recentes mostram que estas células estaminais têm uma limitação na sua capacidade de diferenciação, o que dá uma limitação de obtenção de tecidos a partir delas. As células tronco podem se classificar de acordo com o tipo de células que podem gerar:

Totipotentes: podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias; Pluripotentes: podem produzir todos os tipos celulares do embrião, menos placenta e anexos; Multipotentes: podem produzir células de várias linhagens; Oligopotentes: podem produzir células dentro de uma única linhagem; Unipotentes: produzem somente um único tipo celular maduro.

Explicação:

Espero ter ajudado

respondido por: Vg852
1

Resposta:

No geral, a vantagem é o aumento da frequência gênica de características desejadas e a desvatagem é a perda de variabilidade genética da espécie.

Espero ter ajudado ; )

Perguntas similares