• Matéria: Química
  • Autor: duducapudim
  • Perguntado 4 anos atrás

Por que as classes sociais são um fenômeno estudado pelas ciências sociais? Sintetize algumas das
principais teorias a "espeito das classes sociais.​

Respostas

respondido por: nascimentovianadani
0

Resposta:

porque tem muitas clases

Explicação:

espero ter ajudado..

respondido por: Adriflavio
0
A partir da revolução industrial, onde as relações sociais passaram a se expandir e crescer exponencialmente, tendo o indivíduo e o trabalho como engrenagens nesse processo.
Marx estudou as relações entre as classes sociais onde suas teorias servem de base para o pensamento da sociologia.
A partir disso, os métodos de produção aumentaram e continuam aumentando de forma exponencial, contribuindo para o avanço em diversos setores, porém, possuindo fatores e marcas negativas, como a luta de classes, que com o desenvolvimento do espaço urbano, passou a possuir condições de aumentar o número da oferta de emprego e consequentemente desenvolver um crescimento forte nos grandes centros, sendo esse o papel básico da sociologia, estudar a sociedade como um todo.
Além de Comte podemos citar outros 3 grandes autores que contribuíram para a fundamentação do pensamento sociológico, como por exemplo:
Marx: Que estudou a luta de classes e o capitalismo. (A partir das revoluções industriais como gatilho)
Weber: Que entendeu os tipos sociais e a ética protestante
Durkheim: Que trouxe o entendimento sobre a solidariedade mecânica e orgânica, além das formas de coercitividade do indivíduo inserido no espaço social.

As classes sociais, para Marx, surgem a partir da divisão social do trabalho. Em razão dela, a sociedade se divide em possuidores e não detentores dos meios de produção. As relações de produção regulam tanto a distribuição dos meios de produção e dos produtos quanto a apropriação dessa distribuição e do trabalho.

Espero ter lhe ajudado!!!
Perguntas similares