Respostas
Nossa, que pergunta complicada! Vou tentar responder de forma bem simplificada, mas ela poderia ser discutida durante horas.
O neoliberalismo, em sua essência e de forma simplificada, é um movimento que luta contra a intervenção do Estado na sociedade e pela autogestão dos indivíduos e instituições privadas.
Essa concepção social, principalmente para países de capitalismo dependente, acaba se traduzindo em um desapreço pelo papel do Estado como órgão garantidor dos direitos sociais. Essa desvalorização do poder público, quando acatada por parte significativa dos eleitores e políticos que se encontram no poder, acaba por se manifestar no sucateamento progressivo do Estado, aumento de privatizações (que, na prática, diminuem o pouco das garantias trabalhistas existentes) e a chamada "uberização" dos postos de trabalho.
Resposta:
O neoliberalismo é a tendência atualmente dominante na ordem econômica internacional, com a defesa do Estado Mínimo. Dessa forma, os neoliberais defendem a máxima desregulamentação da força de trabalho, com a diminuição da renda e a flexibilização do processo produtivo. Além de se comportar como uma corrente econômica, o neoliberalismo age também como um padrão social de comportamento. Sua implantação em associação ao regime Toyotista de acumulação flexível preconiza a individualização do comportamento, sobretudo no campo profissional, o que é amplamente difundido pelas concepções do empreendedorismo.
Por esse motivo, o Neoliberalismo é alvo de constantes críticas, sobretudo pelo processo de desregulamentação da força de trabalho e pelo enfraquecimento ou aparelhamento das forças sindicais, o que se traduziu em uma diminuição gradativa dos direitos trabalhistas e no padrão médio de vida da classe trabalhadora em todo o mundo.
O exemplo mais evidente dessa lógica, sem dúvida, são os chamados Tigres Asiáticos, países extremamente industrializados, mas com mão de obra extremamente barata, fruto da ausência de leis trabalhistas. Os trabalhadores, por exemplo, praticamente não contam com férias, e os benefícios são limitados, tudo isso para atrair empresas estrangeiras e assegurar os seus respectivos lucros.
Explicação: