As abordagens que dão origem aos métodos são geralmente monolíticas e dogmáticas. Por serem uma reação ao que existia antes, tendem a um maniqueísmo pedagógico sem meio-termo: tudo estava errado e agora tudo está certo. Abordagens pedagógicas, que pela experiência do professor deveriam conviver na prática, tornam-se preceitos antagônicos e irredutíveis: indução versus dedução, escrita versus fala, significado versus forma, aprendizagem versus aquisição, material autêntico versus material adaptado - são apenas alguns exemplos. Daí que a história do ensino de línguas tem sido comparada por alguns metodólogos aos movimentos de um pêndulo, balanceando sempre de um lado a outro; uma constante sucessão de tese e antítese sem jamais chegar à síntese. A solução proposta por alguns metodólogos é a do ecleticismo inteligente, baseado na experiência da sala de aula: nem a aceitação incondicional de tudo que é novo nem a adesão inarredável a uma verdade que, no fundo, não é de ninguém. Nenhuma abordagem contém toda a verdade e ninguém sabe tanto que não possa evoluir. A atitude sábia é incorporar o novo ao antigo; o maior ou menor grau de acomodação vai depender do contexto em que se encontra o professor, de sua experiência e de seu nível de conhecimento" (LEFFA, 1988, p. 218). Considerando as principais metodologias para o ensino de língua estrangeira, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Gramática e tradução.
II- Método direto.
III- Audiolingualismo.
IV- Abordagem comunicativa.
V- Ensino baseado em tarefas.
( ) Essa abordagem metodológica tem como premissa básica que os alunos têm que aprender a pensar na LE, evitando o uso da língua materna nas aulas.
( ) Essa abordagem metodológica é baseada em preceitos estruturalistas e behavioristas, e pressupõe que o desenvolvimento da fala é o aspecto mais importante da aquisição da linguagem.
( ) Essa abordagem metodológica tem como base os preceitos estruturalistas e como objetivo principal desenvolver a habilidade de leitura na LE mediante prática de tradução de textos literários, prática de exercícios, atividades de preenchimento de lacunas etc.
( ) Essa abordagem vê a língua como uma prática social e segue a noção de competência comunicativa de Hymes, segundo a qual o conhecimento das estruturas gramaticais da LE não é suficiente para que a comunicação seja eficaz.
( ) Essa abordagem metodológica é uma extensão da abordagem comunicativa e prevê atividades que envolvem um objetivo comunicativo específico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) II - I - III - IV - V.
b) III - II - IV - V - I.
c) II - III - I - IV - V.
d) III - IV - V - I - II.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
c) II - III - I - IV - V.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás