Respostas
Resposta:
Escolha um tema e um títulos atrativos.
Defina o seu argumento.
Sustente a sua opinião.
Não referencie a sua empresa.
Seja curto e conciso.
Adeque a sua linguagem ao leitor.
Conclua confirmando a ideia principal.
Escolha um tema e um títulos atrativos.
Existe sempre tempo e espaço para um tema atraente e a primeira impressão está no título. Use a criatividade e chame a atenção, em primeiro lugar do jornalista (para publicar o artigo) e em segundo lugar do leitor (é para este que o artigo é escrito e tem mesmo de se sentir tentado a lê-lo). Tenha em atenção que o artigo deve estar relacionado com temas atuais e tendências, que despertem o interesse do target.
Defina o seu argumento.
Como o nome indica, o texto deve conter uma opinião estruturada. Se não está entusiasmado com o tema ou não o domina, deve escolher outro.
3. Sustente a sua opinião.
Artigos de opinião fortes são construídos com base em factos válidos, reais, key-numbers, ou seja, dados que sustentam o seu argumento e não apenas o seu ponto de vista. Fundamente a sua opinião. Pode eventualmente utilizar citações de experts no tema e relatórios/estudos independentes para basear os seus argumentos.
Não referencie a sua empresa.
Artigos de opinião não devem referenciar a empresa do autor para não tornar o texto comercial. Ao assinar o artigo como colaborador da empresa X, e escrever sobre determinado tema, é porque é aquilo que a empresa defende e pratica. Está assim a divulgar as boas práticas da sua empresa de forma indireta, subtil e credível.
espero ter ajudado :)