3- Em uma interação de arte visual com música, temos os acordes visuais. Segundo Kandinsky como esses acordes podem ser feitos?
Respostas
Resposta:
É possível cores e formas de uma pintura sugerirem sons musicais? Para o pintor russo Vassíli Kandínski, sim. Boa parte de sua obra foi inspirada pela música, e ele próprio acreditava que as cores combinadas formavam “acordes visuais”.
“Nossa capacidade de escutar as cores é tão precisa… As cores são um meio de exercer uma influência direta na alma. As cores são o teclado. O olho é o martelo. A alma é o piano com suas muitas cordas. O artista é a mão que deliberadamente faz a alma vibrar por meio dessa ou daquela tecla. Assim, é claro que a harmonia das cores somente pode ser baseada no princípio de tocar a alma humana.”
A reflexão acima, concebida pelo pintor russo Vassíli Kandínski (1866-1944), parece ser uma síntese das premissas que norteariam toda a sua produção artística, ao longo de seus 50 anos de carreira como artista. Considerado o pai do puro abstracionismo moderno nas artes, Kandínski produziu uma obra que, por meio de cores e formas, buscava provocar sensações no espectador ou, como se verá, mais propriamente uma mescla de sensações distintas.
Explicação:
Espero ter ajudado!