• Matéria: Biologia
  • Autor: kcrisnunes
  • Perguntado 4 anos atrás

1) A célula de uma planta é igual a uma célula animal? Diferencie.

Sua resposta

2) Para que servem os cloroplastos presentes nas células vegetais?

Sua resposta

3) Quais são os tipos de tecidos encontrado nas plantas?

Sua resposta

4) Quais são os tecidos de sustentação existentes? Diferencie-os.

Sua resposta

5) Por ser um grupo com grande diversidade de indivíduos, as plantas são classificadas em; briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Cite um exemplo de cada grupo.

Sua resposta

6) Qual a função dos tecidos de sustentação das plantas? Cite a parte da planta onde este tecido é mais presente.

Sua resposta

7) Vimos que as briófitas são plantas que atingem apenas poucos centímetros de altura. Explique o motivo.

Respostas

respondido por: bernardoisadora8
1

Resposta:

1- As células animais não têm parede celular ou cloroplastos, que por sua vez existem nas células vegetais. Seu formato também é diferente pois as células animais são redondas e têm forma irregular, enquanto as células vegetais possuem formas fixas e retangulares

2- Os cloroplastos são organelas celulares que participam do processo de fotossíntese, que consiste no processo de formação de carboidratos utilizando gás carbônico e água na presença de luz.

3- Epiderme

Presente na parte mais externa de um vegetal em crescimento primário, a epiderme é responsável, principalmente, pela proteção. Suas células são vivas, encontram-se justapostas e podem apresentar várias substâncias, tais como taninos e pigmentos. Na epiderme, existem células especializadas, como as células-guarda dos estômatos e tricomas. Em plantas com crescimento secundário, esse tecido é substituído pela periderme.

→ Parênquima

O parênquima, tecido do sistema fundamental, é formado por células vivas, que possuem paredes primárias delgadas e vacúolos bem desenvolvidos. O formato dessas células é geralmente descrito como isodiamétrico. O tecido parenquimático pode ser classificado em parênquima de preenchimento, clorofiliano e de reserva.

→ Colênquima

O colênquima, assim como o parênquima, é um tecido do sistema fundamental que apresenta células vivas na maturidade. Ao serem observadas no microscópio fotônico, as paredes dessas células apresentam coloração branca e brilhante e espessamento irregular, características que podem ser usadas para classificar esse tecido. Os tipos básicos de colênquima são: angular, lamelar, lacunar ou anelar.

→ Esclerênquima

É um tecido do sistema fundamental que garante resistência ao corpo do vegetal. As células que o compõem apresentam paredes secundárias espessadas, que podem ou não ser lignificadas. [O espessamento, diferentemente do colênquima, é regular.] Geralmente, essas células não são compostas por protoplasto vivo na maturidade. Destacam-se dois tipos celulares importantes: as fibras e as esclereides.

→ Floema

O floema compõe o sistema vascular no vegetal e sua função é garantir o transporte de materiais orgânicos e inorgânicos em solução. Esse tecido complexo é formado por células de condução (células crivadas e elementos do tubo crivado), células parenquimáticas, fibras e esclereides. Entre as células parenquimáticas, destacam-se algumas especializadas, como as companheiras e as albuminosas. O floema primário origina-se do procâmbio, e o secundário é gerado a partir do câmbio.

→ Xilema

Parte do sistema vascular, destaca-se por sua capacidade de conduzir água e solutos para todas as partes da célula. Esse tecido também garante a sustentação e o armazenamento de algumas substâncias. Considerado complexo, ele é formado por elementos condutores (traqueides e elementos de vaso), células parenquimáticas e fibras. O xilema primário é formado a partir do procâmbio, enquanto o secundário é formado a partir do câmbio.

4- As plantas apresentam tecidos de sustentação que são responsáveis por conferir maior resistência e sustentação às suas partes, contribuindo, assim, para a sua adaptação ao meio terrestre. Existem dois tecidos vegetais que apresentam a função de sustentação: o colênquima e o esclerênquima.

5- não sei AMG

6- O esclerênquima é um tecido de sustentação que pode ocorrer em vários órgãos de um vegetal, sendo encontrado tanto em partes do corpo em crescimento primário quanto em partes em crescimento secundário. ... O esclerênquima garante resistência e sustentação a órgãos vegetais que já interromperam seu crescimento.

7- As briófitas são plantas que possuem pequeno porte. A característica que impede que essas plantas atinjam um tamanho maior é: a ausência de vasos condutores de seiva.

Explicação:

espero ter ajudado:)

Perguntas similares