VUNESP) Considere as três cadeias alimentares a seguir. I. vegetação → insetos → anfíbios v cobras → fungos. II. vegetação → coelho → gavião. III. fitoplâncton → zooplâncton → peixes → tubarão. A maior quantidade de energia disponível para os níveis tróficos mais elevados estará:
2 pontos
a) apenas na cadeia I.
b) apenas nas cadeias I e III.
c) apenas na cadeia II.
d) apenas nas cadeias I e II
e) nas cadeias I, II e III.
Respostas
Resposta:
c) apenas na cadeia II
Explicação:
Cadeia alimentar é a relação entre matéria e energia que os seres vivos utilizam para sobreviver, ou seja, as relações necessárias para a busca de energia por meio da alimentação, de forma simplificada, pode-se classificar como cadeia alimentar a sequência de organismos que servem de alimento uns para os outros.
Eu: Espero eu ter ajudado vocês
A maior quantidade de energia disponível para os níveis tróficos mais elevados estará apenas na cadeia II. Afirmativa C.
A cadeia alimentar é a relação que os seres vivos estabelecem entre si para obter e transferir alimento e energia entre os diferentes níveis que se formam.
Quanto mais avançado o nível trófico, menor a energia disponível, visto que as plantas produzem, utilizam e disponibilizam uma parcela dessa energia, e os níveis seguintes fazem o mesmo. Assim, a cadeia II tem mais energia no último nível por ser a menor.
O primeiro nível é formado por um ser autótrofo, que produz o próprio alimento por uma série de processos bioquímicos. Em seguida surgem os heterótrofos, que se alimentam dos autótrofos ou dos heterótrofos.
Os heterótrofos são sempre consumidores, e podem ser primários quando se alimentam dos produtores ou secundários, terciários ou quaternários quando se alimentam de outros consumidores.
No último nível temos os decompositores, que fazem a ciclagem da matéria orgânica em inorgânica.
Quando as cadeias alimentares se conectam, formam-se as teias alimentares, que são de maior complexidade.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/36661807