a)O que a estátua sugere sobre a monarquia egípcia?
c) Representações como essa aparecem com frequência na arte egípcia. Em sua opinião que razão pode haver para essa repetição na imagem de Hórus associada ao faraó?
Respostas
Resposta:
A exposição "Egito Faraônico - Terra dos Deuses", que está no Masp até 16 de dezembro, é uma das poucas oportunidades para conhecer de perto a arte religiosa egípcia. A mostra é realizada em colaboração com o Departamento de Antigüidades Egípcias do Museu do Louvre, de onde foram trazidas 89 das 120 peças. As demais peças pertencem aos acervos do Masp e da Fundação Eva Klabin Rappaport do Rio de Janeiro.
Divulgação
Estátua do Rei com os
deuses Osiris e Hórus
A religião egípcia é o tema central da mostra. Segundo Elisabeth Delange, curadora do Louvre, a religião foi escolhida porque além de ser um traço comum aos 3.000 anos da cultura egípcia antiga, é seu fundamento político e social. "Enfocando esse ângulo, damos um corte transversal em toda a história desse povo", afirmou Delange. Os objetos exibidos são datados entre o séc. 21 a.C. e o século 3 a.C.
A exposição aborda temas relacionados ao mundo divino: deuses protetores do faraó, dos vivos e dos mortos e a multiplicidade das formas divinas. O egiptólogo brasileiro Antonio Brancaglion Jr., curador do Masp, afirmou que "a mostra privilegia o polimorfismo (as diversas formas que os deuses assumem) em relação ao politeísmo (quantidade de deuses)".
Explicação:
só posso te ajuda com isso