Globalização e Meio Ambiente:
Antes de continuar a leitura, pense no que essa charge pode relacionar com o tema desta matéria.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
No mínimo 200 anos, a preocupação com a natureza vem sendo discutida, por causa dos danos que a sociedade está causando no meio ambiente.
Mas só foi após a Segunda Guerra Mundial, que ficou mais evidente os problemas ambientas devido o crescimento populacional. Vamos lembrar que com o passar dos anos, a expectativa de vida do ser humano foi crescendo, fazendo a espécie humana, pudesse se multiplicar cada vez mais, diferente de outras espécies de animais no planeta.
Com esse crescimento no número de pessoas, surgiram as necessidades, mais pessoas para se alimentar, vestir coisas, e usar objetos, com isso surgiram grandes fábricas e grandes cidades. Com todas essas questões, a procura dos recursos naturais foram cada vez maior.
Mais pessoas para usar água, mais pessoas para usar coisas e construir casas, que necessita do minério e da extração de madeiras e outros recursos.
Com isso, cada vez mais surgiram debates, porque a natureza não consegue se recuperar no mesmo ritmo da necessidade humana. Em 1972 foi realizada a conferência sobre o Meio Ambiente Humano, a primeira realizada pela ONU, na cidade de Estocolmo, na Suécia.
O impacto da globalização sobre o meio ambiente envolve principalmente o movimento de capitais (dinheiro) sobre os países em desenvolvimentos (ex. Brasil). Esse dinheiro, é usado para investir na extração predatória de recursos naturais (ex. Uso do solo para lavoura e extração de minério de ferro). E ocorre principalmente nos países em desenvolvimento ou pobres, porque não existe leis suficientes para controlar esse uso.
Por causa desse impacto, reuniões como a que ocorreu em Estocolmo, em 1972, se encontram sendo bastante necessárias, para buscar políticas que freiem o uso descontrolável dos recursos naturais.
Em Estocolmo, participaram 113 países, mas nem todos estavam de acordo a estabelecer um controle na exploração dos recursos naturais. Os países que já eram ricos (desenvolvidos), defendiam a preservação, e os países pobres ou em Desenvolvimento diziam que o uso desses recursos era necessário para suas economias. E não entraram em acordo de reduzir como os países que já eram ricos.
Atividades
A) O que a charge no início do texto, quer mostrar ao leitor?
B) Quando os problemas ambientais causados pelo homem ficaram evidente? E que ação foi tomada para se estudar soluções?
C) Qual a relação entre a Globalização e o meio ambiente?
D) Na sua opinião, na reunião de Estocolmo foi correto o posicionamento dos países em desenvolvimento? Explique sua resposta.
E) A globalização, pode ser vista como um fenômeno voltado para suprir as necessidades humanas, como o consumo de alimentos e produtos de moda, beleza, tecnologia, dentre outros. Na sua opinião, como o consumo do ser humano contribui no impacto prejudicial ao meio ambiente?
F) Qual a relação entre a Charge a baixo e a questão da letra “E".
Anexos:
Respostas
respondido por:
2
Resposta: O processo de globalização é um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário.
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás