Respostas
Resposta:
Zonas térmicas da Terra
As zonas térmicas ou zonas climáticas da Terra são regiões do planeta, representadas no mapa através de faixas, com diferentes incidências de radiação e iluminação solar. Elas são delimitadas pelos paralelos Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico.
Através dessas zonas de iluminação e aquecimento é possível entender os climas da Terra e até mesmo como se deu a ocupação humana no planeta. A distribuição desigual de luz solar na superfície terrestre afeta a temperatura das regiões e a formação das paisagens.
As zonas térmicas da Terra são:
Zona Tropical ou Intertropical: entre os trópicos
Zona Temperada: entre os trópicos e os círculos polares
Zona Polar: entre os círculos polares e os polos
Características das zonas térmicas
Zona Tropical
Embora seja chamada também de Zona Intertropical, alguns autores a dividem em Zona Tropical Norte, localizada entre a linha do Equador e o trópico de Câncer, e Zona Tropical Sul, entre a linha do Equador e o trópico de Capricórnio.
Trata-se da região mais exposta ao Sol, sendo assim recebe muita iluminação e aquecimento já que os raios solares chegam de forma perpendicular. Consequentemente, a duração do dia e da noite não apresentam grandes diferenças.
Zona Temperada
É dividida em Zona Temperada do Norte, localizada entre o trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, e Zona Temperada do Sul, entre o trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico.
Os raios solares atingem a região de forma inclinada fazendo com que apresente temperaturas amenas. É possível perceber que as estações do ano bem definidas, os dias são mais longos no verão e mais curtos no inverno.
Zona Polar
É dividida em Zona Polar Ártica e Zona Polar Antártica. Também chamada de Zona Glacial, apresenta menores temperaturas e menor incidência de raios solares.
Os dias exibem diferentes durações ao longo do ano por receber raios solares de maneira bastante inclinada. O inverno marca uma estação que em algumas regiões ficam até meses sem receber luz do Sol, diferente do verão no polo oposto quando os dias são prolongados.
Explicação:
Por que as zonas térmicas existem?
Entre os fatores que estabelecem as zonas térmicas podemos destacar:
Forma do planeta;
Inclinação do eixo da Terra;
Movimento de translação ao redor do Sol.
Por ser aproximadamente esférica e levemente achatada nos polos, os raios solares não incidem com mesmo ângulo e intensidade em toda a superfície.
A Terra apresenta uma forma arredondada e há uma inclinação do seu eixo, aproximadamente 23º27’, que faz com que exista uma diferença na forma com que a luz e o calor chegam ao planeta.