• Matéria: ENEM
  • Autor: italonove
  • Perguntado 4 anos atrás

QUESTÃO 11
Havia uma aldeia em algum lugar, nem maior nem
menor, com velhos e velhas que velhavam, homens e
mulheres que esperavam, e meninos e meninas que nasciam
e cresciam. Todos com juízo, suficientemente, menos uma
meninazinha, a que por enquanto. Aquela, um dia, saiu de lá,
com uma fita inventada no cabelo.
Sua mãe mandara-a, com um cesto e um pote,
à avó, que a amava, a uma outra e quase igualzinha aldeia.
Fita-Verde partiu, sobre logo, ela a linda, tudo era uma vez.
O pote continha um doce em calda, e o cesto estava vazio,
que para buscar framboesas.
Daí, que, indo no atravessar o bosque, viu só os
lenhadores, que por lá lenhavam; mas o lobo nenhum,
desconhecido, nem peludo. Pois os lenhadores tinham
exterminado o lobo. Então ela, mesma, era quem dizia:
“Vou à vovó, com cesto e pote, e a fita verde no cabelo,
o tanto que a mamãe me mandou”. A aldeia e a casa
esperando-a acolá, depois daquele moinho, que a gente
pensa que vê, e das horas, que a gente não vê que não são.
ROSA, J. G. Fita verde no cabelo: nova velha estória. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira, 1992. p. 3. [Fragmento]
Considerando “Fita verde no cabelo” uma recriação moderna
do conto “Chapeuzinho vermelho”, a narrativa de Guimarães
Rosa
A. possibilita uma leitura mais enriquecedora e legítima
da trajetória da garota desobediente em relação ao que
é apresentado no enredo original.
B. subverte o papel da protagonista do conto de Charles
Perrault, dando-lhe um caráter secundário na
nova história.
C. remete a um tempo mítico, semelhante ao metaforizado
pela expressão “Era uma vez”, porém com a inserção
de elementos modernos.
D. modifica fatos importantes do enredo original, como
a morte do lobo, o que empobrece o diálogo entre
as obras.
E. preserva características fundamentais do texto
medievalista, eliminando a moral desenvolvida na
primeira história.


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italonove: entrei ,qual foi?

Respostas

respondido por: DrXiaomi14
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LETRA E

Explicação:

preserva características fundamentais do texto

medievalista, eliminando a moral desenvolvida na

primeira história.

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