Respostas
A civilização fenícia desenvolveu-se na Fenícia, território do atual Líbano. Os fenícios eram povos de origem semita. Por volta de 3000 a.C., estabeleceram-se numa estreita faixa de terra com cerca de 35 km de largura, situada entre as montanhas do Líbano e o mar Mediterrâneo. Com 200 km de extensão, corresponde a maior parte do litoral do atual Líbano e uma pequena parte da Síria.
Por habitarem uma região montanhosa e com poucas terras férteis, os fenícios dedicaram-se à pesca e ao comércio marítimo.
As cidades fenícias que mais de desenvolveram na antiguidade foram Biblos, Tiro e Sidon.

ALGUÉM ME AJUDA PRFV eu quero uma dissertação a respeito das mudanças climáticas com introdução desenvolvimento e a conclusão
espero ter ajudado e se possível me ajude tbm vlw
Resposta: A Fenícia era formada por cidades autônomas independentes ( cidades- estados). Cada uma tinha seu próprio governo. Eram lideradas pelo rei, junto com sacerdotes, comerciantes e também pelos sufetas, que eram magistrados anciãos ilustres. Os fenícios, como eram ligados a navegação, tudo que os dava orientação neste sentido era considerado como deus. Isso explica porque tinham inúmeros deuses, principalmente os ligados a natureza.
Cada cidade além de deuses comuns e estrangeiros, tinham também um deus principal.Eles praticavam uma religião muito degradada, que envolvia entre outros deuses: Baal que representava o sol ou o deus da fertilidade; Astartéia que representava a lua ou a fecundidade; e Dagon que era o deus do trigo. Os seus rituais envolviam sodomia, bestialidade, prostituição cerimonial, além de práticas abomináveis de sacrifícios de crianças.
Se quiser acrescentar, é uma boa tbm:
A população fenícia era formada pela seguinte escala social:
empresários – eram pessoas que faziam o comércio marítimo e de escravos, donos de oficinas de artesanato.
funcionários do governo e sacerdotes – eram a classe dominante.
pequenos proprietários e trabalhadores – classe formada por artesãos, pescadores, camponeses e marinheiros.
escravos e marinheiros pobres – os oprimidos e mais prejudicados socialmente.
Os fenícios ficaram conhecidos como os grandes e melhores navegadores do mundo antigo. Seus navios com popas altas, boca larga, podiam ser movidos a vela ou a remo, tinham boa navegabilidade.