"Encontro entre a Europa e a África, porque a Península Ibérica é uma meia Europa e uma meia África do Norte. Encontros entre europeus do sul e do norte, porque os mares e os litorais de Portugal são o espaço de cruzamento das redes e das rotas marítimas que ligam o Atlântico e o Mediterrâneo (...). Encontros ainda entre os universos comerciais, tecnológicos e políticos do Mediterrâneo e do Atlântico e os valores, heranças e saberes das Civilizações Cristã, Islâmica e Judaica." (BARRETO, Luís Lima. O Sentido da Expansão Portuguesa no Mundo (Séculos XVXVII). Administração, n. 36, vol. X, 1997, p. 368).
O texto acima tem relação com as Grandes Navegações e com a primazia de Portugal na conquista do Novo Mundo, uma vez que:
I- Reforça a importância da Guerra de Reconquista e da consequente expulsão dos mouros da Península Ibérica.
II- Ressalta a posição geográfica privilegiada da Península Ibérica, considerada pelo autor "[...] uma meia Europa e uma meia África".
III- Apresenta como a organização da Escola de Sagres e a difusão dos seus conhecimentos foi fundamental para as conquistas lusitanas.
IV- Ressalta como a posição geográfica influenciou o encontro de uma grande diversidade cultural na Península Ibérica, diversidade essa que inclui cristãos, islâmicos e judeus.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas:
a)I e II
b)II e IV
c)I e III
d)III e IV
e)II e III
2)As Capitanias Hereditárias foram distribuídas entre fidalgos da pequena nobreza – já que os grandes se interessavam mais pelas Índias ou por terras no Reino e suas ilhas adjacentes – e funcionários da burocracia monárquica, muitos de extração burguesa, e, mesmo, com estreitas ligações com cristãos-novos.
Acerca dessas capitanias instauradas no Brasil, podemos afirmar que:
Alternativas:
a)Foram terras distribuídas entre nobres, funcionários da monarquia e camponeses, que teriam poder total sobre seu território.
b)Todos os seus donatários prosperaram com os lucros atingidos pela venda da cana-de-açúcar.
c)Os donatários conseguiram atingir a convivência pacífica com os indígenas da região.
d)Tinham o intuito de transferir para particulares os recursos exigidos para se povoar as novas terras, sem onerar a Coroa.
e)O governador-geral veio para administrar as capitanias hereditárias e recolher os tributos da Coroa.
3)"O primeiro levante militar foi deflagrado no dia 23 de novembro de 1935, na cidade de Natal. No dia seguinte, outra sublevação militar ocorreu em Recife. No dia 27, a revolta eclodiu no Rio de Janeiro, então Distrito Federal. Sem contar com a adesão do operariado, e restrita às três cidades, a rebelião foi rápida e violentamente debelada. A partir daí, uma forte repressão se abateu não só contra os comunistas, mas contra todos os opositores do governo. Milhares de pessoas foram presas em todo o país, inclusive deputados, senadores e até mesmo o prefeito do Distrito Federal, Pedro Ernesto Batista".
(PANDOLFI, Dulce Chaves. A revolta comunista de 1935. Fatos e Imagens: artigos ilustrados de fatos e conjunturas do Brasil. Disponível em: Acesso em: 19/07/2018.)
O texto acima faz referência a:
Alternativas:
a)Coluna Prestes, que marchou por mais de 24 mil quilômetros pelo interior do Brasil.
b)Plano Cohen, um suposto plano comunista que serviu para Vargas dar o golpe do Estado Novo.
c)Revolução de 1930, que acabou com o Coronelismo na política nacional.
d)Governo Provisório, que preparo terreno para o Estado Novo getulista.
e)Intentona Comunista, uma tentativa frustrada de golpe comunista engendrada no Brasil.
4)"Um ponto importante a ser ressaltado para a compreensão das dificuldades desse período (Regencial 1831 a 1840) é o de que as elites não tinham chegado a um consenso sobre qual o arranjo institucional mais conveniente. Não havia também clareza sobre o papel do Estado como organizador dos interesses gerais dominantes, tendo para isso de sacrificar, em certas circunstâncias, interesses específicos de um deter minado setor social."
Sobre o período regencial é correto afirmar que:
Alternativas:
a)Foi consequência das políticas liberais.
b)O país viveu uma década de bonança econômica.
c)A Guarda Nacional foi dissolvida.
d)Ocorreu o fortalecimento do poder moderador.
e)Eclodiram revoltas por todo o país.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
1 B
2 D
3 E
4 E
debysoucristo:
Muito obrigada, corretissimas.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás