Por volta do século XIX, acreditava-se que os compostos orgânicos eram formados apenas por seres vivos, sendo impossível a sua síntese, resultando na Teoria da Força Vital. Em 1828, Friedrich Wöhler [1800-1882] conseguiu produzir uma substância orgânica a partir de um sal inorgânico, o cianato de amônio (NH4OCN). Mais tarde, em 1923, o bioquímico russo A. I. Oparin [1894-1980] propôs que a matéria orgânica poderia ser originada a partir de matéria inorgânica, podendo inclusive produzir vida. A partir de suas ideias, Stanley Miller [1930-2007] e Harold Clayton Urey [ 1893-1981] realizaram um experimento que demonstrou como, sob descargas elétricas, a atmosfera primitiva de nossa planeta pode ter contribuído para a geração de aminoácidos, que são as bases da vida, pois são os blocos construtores das proteínas. A Figura 01, apresenta um esquema do experimento de Miller e a representação das moléculas de CO2 (um composto inorgânico) e CH4. Tendo em vista o que foi discorrido acima e os seus conhecimentos/estudos sobre química, explique qual é o critério para classificar um composto como orgânico.
Anexos:
Respostas
respondido por:
0
O critério que classifica um composto em orgânico é o fato de serem moléculas constituídas de átomos de carbono que se ligam a partir de ligações denominadas de covalentes entre si e demais elementos.
Esses elementos podem ser o oxigênio, o hidrogênio, o nitrogênio, o fósforo ou os halogênios. Além disso, temos que os compostos orgânicos denominados de naturais compreendem os que são produzidos pela natureza.
Bons estudos!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás