Respostas
Resposta:
Fe(NO3)2
Explicação:
Espero ter ajudado S2
Resposta:
Fe(NO₃)₂
Explicação:
O ferro tem um número de oxidação variável, podendo ser Fe⁺² ou Fe⁺³. No caso de ser Fe⁺², ele será denominado ferroso, no caso de ser Fe⁺³, será denominado férrico. Essa nomenclatura serve pra outros cátions com número de oxidação variável, onde -oso será para o que tem menor numero de oxidação e -ico para com o maior.
O aníon nitrato: tem numero de oxidação -1 : No₃⁻¹
Para saber os aníons, basta decorar esses principais oxiacidos:
H₂SO₄ : ácido sulfúrico
H₂CO₃: ácido carbônico
H₃PO₄: ácido fosfórico
HNO₃: ácido nítrico
HClO₃: ácido clórico
Quando eles terminam com (ico) -> sulfurico, carbonico, nitrico, fosforico, clorico, seu aníon será terminado com ato-> sulfato, carbonato, nitrato, fosfato, clorato.
Para saber o numero de oxidação do aníon, basta olhar a formula do ácido:
Se for um sulfato, por exemplo: O acido que o originou foi o sulfúrico: H₂SO₄. Se na fórmula tem 2 hidrogênios, sabemos que o número de oxidação do hidrogênio é +1, se precisou de 2 cátions hidrogênio, então a outra parte da fórmula do ácido é o aníon e tem carga -2. Portanto, o aníon sulfato é SO₄⁻².
No caso da nossa questão, é perguntado a fórmula do nitrato ferroso
Nitrato é um aníon e vem do acido nítrico. O acido nítrico tem formula: HNO₃. Vemos que só tem 1 hidrogênio, portanto o resto é o aníon e tem numero de oxidação -1. Nitrato: NO₃⁻¹
Já vimos que o ferro tem oxidação variável e nesse caso ele fala do ferroso, que é o ferro com numero de oxidação +2:
Concluímos que o composto é formado pelo aníon nitrato(NO₃⁻¹) e com o cátion Fe⁺². Se 1 cátion Fe⁺² doa 2 elétrons e 1 aníon NO₃⁻¹ recebe 1 elétron, fica fácil perceber que um composto desse sal será formado por dois nitratos para um ferro⁺². Portanto:
Fe(NO₃)₂