Respostas
Resposta:
Também designado de sujeito elíptico, sujeito implícito e sujeito subentendido, o sujeito oculto/desinencial é aquele que não aparece na frase de forma explícita. Podemos dizer que sabemos que ele está ali, mas não conseguimos vê-lo. No entanto, podemos identificá-lo por conta da desinência do verbo da frase.
____________________________________
Os sujeitos determinados podem ser ocultos quando o seu núcleo está implícito no verbo ou no contexto da oração (Fomos à festa). Os sujeitos podem ser indeterminados quando não podem ser identificados (Procuraram você na festa). ... As orações em que o sujeito é inexistente, contém verbos impessoais (Anoiteceu cedo).
Resposta:
O sujeito oculto ou elíptico ocorre quando não está presente na oração, mas pode ser identificado pelo contexto. Também pode ser chamado de sujeito subentendido, desinencial ou implícito.
O sujeito oculto pode ser identificado das seguintes maneiras:
a) Através desisência verbal
- Como sabemos, o sujeito concorda com o verbo em número e pessoal. Desta forma, podemos deduzir o sujeito não expresso de uma oração pela desinência do verbo.
Exemplos:
Dormiram até tarde. (eles)
Cai de bicicleta. (eu)
Foi na festa. ( ele)
b) Através de identificaçao do sujeito em outra oração no mesmo período ou em um período próximo - Muitas vezes o sujeito não é expresso em uma ou mais orações para o texto não ficar repetitivo. Porém, o sujeito provavelmente é expresso em outras orações do mesmo período ou em períodos próximos àqueles sem sujeito expresso.
Exemplos:
Neste fim de semana, Carla dançou, foi à praia, cantou, passeou com as amigas e foi ao cinema.
No exemplo acima, o sujeito está expresso apenas na primeira oração. Nas orações seguintes o sujeito (Carla) está oculto, mas podemos deduzi-lo a partir das orações precedentes.
Espero ter ajudado.
Bom estudo.