• Matéria: Sociologia
  • Autor: marijanetew
  • Perguntado 4 anos atrás

como podemos fazer a responsabilidade acontece em nossas vidas?​


nataliaacostaf30: criando vergonha na cara

Respostas

respondido por: miminande
0

Responsabilidade, uma palavra que representa o ato de responder pelas próprias ações ou de terceiros. Muitos a associam apenas a questões da vida adulta, como, por exemplo, seguir as leis e cumprir obrigações. A verdade é que ser responsável envolve, também, outros aspectos e é exatamente sobre esse outro lado que falaremos.

  • Algumas responsabilidades:

1 – Assuma a responsabilidade por seus pensamentos, sentimentos, palavras e ações

A responsabilidade sobre si mesmo inclui pensamentos, sentimentos, palavras e ações, portanto, comece por considerar todos esses aspectos da sua essência. Tenha sempre em mente que é seu o poder de decidir o que irá pensar, sentir, dizer e a forma com a qual irá agir. Como todo início, essa mudança pode se mostrar desafiadora, mas basta que seja paciente e insista que logo tudo se tornará natural.

2 – Pare de culpar terceiros

Está irritado, com ciúme, perdeu a paciência? Se coloque no centro desses sentimentos e entenda que eles partem de você, ninguém tem o poder de te deixar irritado ou qualquer outra coisa se não permitir, ou, pelo menos, não deveria. É claro que é natural que certas atitudes nos afetem, mas sempre podemos escolher o que fazer com aquilo. Se enfrenta essa dificuldade, procure se conhecer, esse é o primeiro passo para desenvolver a chamada inteligência emocional.

3 – Pare de reclamar

Reclamar é clamar duas vezes, então, quando você reclama de alguma coisa sem fazer nada para resolver a situação, está dizendo ao universo que deseja mais daquilo. Se deseja ter uma vida feliz e equilibrada, precisa eliminar o hábito da reclamação, porque ele serve apenas para te manter na negatividade e fechar seus olhos para as coisas boas.

4 – Evite levar as coisas para o lado pessoal

Uma pessoa que leva tudo para o lado pessoal acha que tudo é sobre ela e a verdade é que raramente é. Alguém que te fecha no trânsito possivelmente faria isso com qualquer outro motorista, de qualquer outro veículo. Da mesma maneira que um feedback negativo do seu chefe diz respeito a uma tarefa que realizou e não a você como ser humano. Entender isso permitirá que viva com mais leveza, sem criar culpas desnecessárias.

5 – Assuma a responsabilidade pela sua felicidade

O ato de ser responsável também se aplica à sua felicidade, que deve partir do seu interior e nunca depender de elementos externos. Por mais que pessoas e situações possam complementar seu estado de satisfação, é feliz verdadeiramente aquele que encontra esse caminho sozinho, sem precisar condicionar isso a alguém.

6 – Viva no momento presente

Para assumir a responsabilidade sobre a sua vida é preciso que esteja consciente, o que não combina com a vida no piloto automático. Por isso, evite se deixar levar por pensamentos que te afastem do que está acontecendo aqui e agora, quanto mais consciência tiver sobre as escolhas que faz, até mesmo as mais simples, mais autonomia terá para decidir os rumos que sua vida irá tomar.

7 – Peça desculpas quando errar

Ser responsável pela própria vida não irá te proteger de falhar, simplesmente porque seres humanos falham, isso é natural, faz parte do processo de crescimento. A diferença estará na sua atitude depois que algo assim acontecer, em vez de procurar culpados, irá assumir o que fez, pedir desculpas e buscar consertar o erro. Essa é uma atitude madura de alguém que sabe reconhecer quando falha e sabe que isso não tira seus méritos em outras situações.

E, então, está pronto para se tornar responsável sobre suas escolhas, sentimentos, pensamentos e atitudes? Comece e dê o primeiro passo rumo a uma vida com significado e valor.

Perguntas similares