para a preservação do parque nacional da Serra dos órgãos os gestores acreditam em quais ações?
Respostas
Explicação:
O PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS TEVE SUA ÁREA AMPLIADA EM SETEMBRO DE 2008
Em 13 de setembro de 2008, o presidente da República assinou, durante evento em Petrópolis, o decreto de ampliação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que passou a ter 20.024 hectares. A incorporação das novas áreas represente um crescimento de 88% em relação à área anterior do Parque.
A importância da área do Parque Nacional da Serra dos Órgãos para a conservação da biodiversidade regional e seu papel na preservação de mananciais de abastecimento, além do potencial ecoturístico, estimularam a administração do PARNASO a iniciar estudo para avaliar a viabilidade de ampliação da área do parque.
Para garantir a qualidade técnica e o cumprimento da legislação, a equipe do PARNASO apresentou ao Ministério do Meio Ambiente o projeto “Parque Nacional da Serra dos Órgãos: ampliando a escala de conservação”, desenvolvido em parceria pelo PARNASO, o Instituto TerraNova e a Cooperativa Estruturar Meio Ambiente. O projeto foi aprovado e financiado pelo Ministério do Meio Ambiente através Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil - PPG7 Subprograma Projetos Demonstrativos para a Mata Atlântica (PDA Mata Atlântica).
Após passar por consulta pública, a proposta de ampliação foi encaminhada à Administração Central do IBAMA, com vistas à publicação de decreto presidencial. A proposta prevê a incorporação de 8.990 hectares, o que representa uma ampliação de 84% em relação à área atual.