Respostas
Resposta:
Pablo Ruiz Picasso, foi um pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo que passou a maior parte da sua vida na França.
Explicação:
Pablo Ruiz Picasso, foi um pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo que passou a maior parte da sua vida na França.
Pablo Picasso nasceu em Málaga, na região da Andaluzia, Espanha, no dia 25 de outubro de 1881.
Foi batizado com um extenso nome: Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso.
Pablo cresceu num ambiente propício pois seu pai era pintor e desenhista, o qual lhe ensinou os primeiros passos. Por isso, pintou sua primeira tela aos 8 anos de idade, na qual retrata cenas de touradas (O Toureiro). Com 14 anos, ele encontrou reconhecimento em escolas de pintura.
A família se muda de Málaga para Barcelona em 1896, após a morte por difteria da irmã de Picasso. Lá, o jovem inicia sua trajetória como pintor e conhece muitos artistas catalães, como Carles Casagemas, Joan Vidal Ventosa, Cardona e outros.
Em 1898 inscreve-se na mais conceituada academia de artes espanhola, a “Real Academia de Belas-Artes de São Fernando”, em Madri. Porém, naquele mesmo ano, adoece de escarlatina e retorna à Barcelona.
Em 1900, viaja à Paris e adota aquela cidade como seu lar, mas até 1904 ainda possui vínculos com Barcelona.
No ano seguinte, em 1901, seu amigo Casagemas comete suicídio, o que causa grande impacto em sua vida pessoal e artística, é quando Picasso inicia a chamada Fase Azul. Mais tarde, recuperado da intensa melancolia, mais esperançoso e feliz, Pablo se dedica à Fase Rosa.
Foi na capital francesa que ele conheceu seus pares vanguardistas, como André Breton, Guillaume Apollinaire e a escritora Gertrude Stein
bons estudos
e um beijo! :3