abdominal “supra”: Descreva os músculos agonistas (principais e auxiliares), os músculos antagonistas e os músculos sinergistas.
Respostas
Resposta:
Olá espero ter ajudado ;)
Explicação:
Músculo Agonista
Um músculo ou grupo muscular que está se contraindo, que é considerado o principal músculo produzindo movimento articular ou mantendo uma postura, é designado um agonista. O agonista sempre se contrai ativamente para produzir uma contração concêntrica, excêntrica ou isométrica.
Por exemplo: o músculo agonista no movimento de abdução da coxa é o glúteo médio.
Músculo Antagonista
O antagonista é um músculo ou grupo muscular que possui a ação anatômica oposta à do agonista. Usualmente o antagonista é um músculo que não está se contraindo e que nem auxilia nem resiste ao movimento, mas que passivamente se alonga ou encurta para permitir que o movimento ocorra.
Por exemplo: o músculo antagonista no movimento de abdução da coxa é o adutor magno.
Músculo Sinergista
Um músculo é considerado sinergista sempre quando se contrai ao mesmo tempo em que o agonista, mas não é o principal músculo responsável pelo movimento ou manutenção da postura. Normalmente, o músculo sinergista é auxiliar ao movimento, e também existe mais de um músculo sinergista em um movimento articular.
Por exemplo: os músculos sinergistas no movimento de abdução da coxa são o reto femoral, glúteo máximo (porção que se insere no tracto iliotibial), tensor da fáscia lata, glúteo mínimo, sartório e piriforme.