A revolução Industrial inaugurou uma situação de extrema pobreza e desemprego. Como se caracteriza o capitalismo nesse cenário?
Respostas
Resposta:
A grande contradição do Capitalismo é a capacidade de produzir riqueza, proporcionalmente à extrema pobreza, o que se dá devido à acumulação da riqueza produzida por poucos.
O desemprego é utilizado pelo capitalismo como um método de manutenção do índice de salários, isso se deve à formação do chamado "Exército Industrial de Reserva", que são nada menos do que pessoas em situação de desemprego que podem ser - ou não- abarcadas pelo capital, de acordo com suas necessidades.
Uma outra grande contradição do capitalismo deve-se ao fato de que, muitas das vezes, o operário que produziu determinada mercadoria, não tem poder financeiro para adquiri-la.
Sempre existiram períodos de pobreza e escassez, em nosso planeta. Todavia, antes da industrialização, tais períodos eram causados - na maioria das vezes - por questões de ordem natural, por exemplo: e determinada localidade, a colheita era severamente afetada devido à seca, enquanto, em outra, o frio dominante tornava as paisagens inóspitas e não adequadas ao plantio e/ou criação de animais.
As consequências de tais períodos de instabilidade eram sentidas por todos os habitantes dessas localizações, desde o senhor feudal até o mais humilde servo.
Em contrapartida, a era industrial, ao mesmo tempo que inaugura uma grande capacidade produtiva, entre outras coisas, de alimentos, não viabiliza o consumo por todos os que deveriam acessá-los. Assim, não raro havia escassez de recursos para os mais pobres e abundância para os mais abastados.
Explicação: