Respostas
Resposta:
Como você viu em Gases (1) e (2), os gases possuem quatro variáveis de estado: pressão, volume, temperatura e número de mols. Vamos ver o que acontece quando modificamos uma ou mais dessas condições, o que acontece com essas grandezas, já que elas são interdependentes.
ara facilitar nossa análise, consideremos inicialmente que a quantidade de gás é a mesma, ou seja, estaremos analisando um sistema fechado.
Mantendo o volume constante
Imagine o seguinte: você tem uma garrafa fechada e cheia de um gás. Você sabe que esse gás está ocupando todo o volume da garrafa, que está a uma determinada temperatura e que exerce uma determinada pressão nas paredes da mesma. O que acontecerá se variarmos a temperatura do gás?
Explicação:
Mantendo a pressão constante
O problema agora será promover uma transformação no gás sem alterar sua pressão. Para entendermos como isso é possível, vamos recorrer às situações anteriores. Quando falamos em aumento de temperatura, vimos que a velocidade das moléculas e a freqüência dos choques aumentam. Quando falamos em diminuição do volume vimos que a freqüência dos choques também aumenta.
Para manter a pressão constante faremos o seguinte: se aumentarmos a temperatura, precisaremos contrabalançar o aumento de pressão, fazendo com que diminua. Isto é possível se aumentar o volume.
Aumentando a temperatura, a pressão aumenta. Aumentando o volume a pressão diminui. Dessa forma, se aumentarmos a temperatura e o volume a pressão ficará igual! Matematicamente escrevemos:
Onde V1 e T1 correspondem ao estado inicial e V2 e T2 ao estado final. As transformações onde a pressão é mantida constante são chamadas de isobáricas.