Respostas
Resposta:
Voltaire acreditava que o ser humano deveria ser livre para expressar sua vida criativa, sem interferências de cunho moral e religioso. Ele era contra o absolutismo e a favor da separação entre Igreja e Estado, ou seja, foi um dos primeiros defensores da ideia de Estado Laico.
Explicação: espero que ajude!
- Monarquia centralizada. Ou seja, o monarca deveria ter filósofos ao seu redor para poder melhor administrar o Estado.
- Criticou muito o feudalismo que ainda existia na Europa (isso em 1700) e falava alto e claro ao senhores que não eram o suficientes para as vontades de Deus pois não tinham conhecimento e se alienavam com a doutrina que muito pouco estudavam. Chamou de mentirosos em carta aberta:
“Todos os que se disseram filhos de deuses foram os pais da impostura. Serviram-se da mentira para ensinar verdades, eram indignos de a ensinar, não eram filósofos, eram, quando muito, mentirosos cheios de prudência.”
Curiosidades:
Ele escreveu um livro - Cartas inglesas - sobre o atraso francês em comparação a Inglaterra. A França caçou ele e como não era bobo foi para a Inglaterra passar umas férias. Aproveitou o rolê, publicou seu livro e conheceu uns políticos e filósofos mó gente fina. Tinha condições, o pai dele era um dos principais advogados de Paris e desde pequeno ele queria ser uma figura importante. O nome “Voltaire” foi pensado quando ele era pequeno ainda.