• Matéria: História
  • Autor: jessicacfq
  • Perguntado 9 anos atrás

o que foi o sistema de capitanias hereditárias e os motivos de seu fracasso

Respostas

respondido por: VitorOlliver
10
O êxito da expedição de Martim Afonso estimulou a Coroa Portuguesa a Promover a ocupação sistemática do território que lhe cabia na América, nos termos do tratado de Tordesilhas. Para Isso, o governo adotou o sistema de capitanias hereditárias.
O sistema já havia sido implantado com sucesso na colonização das ilhas do atlântico. Na América portuguesa, primeiro as terras foram divididas em lotes gigantescos e depois concedidas a altos funcionários da corte, chefes militares e membros da baixa nobreza interessados em administrá-las. Esses administradores foram denominados Capitães donatários. Ao todo, eram quinze capitanias hereditárias, concedidas a doze donatários.
Experiência Fracassada.
A experiência com a implantação das capitanias, no entanto, não surtiu os efeitos esperados. Apenas duas delas a de Pernambuco e a de São Vicente foram bem sucedidas, principalmente pelos resultados positivos alcançados com produção de Açúcar.
As demais capitanias tiveram diferentes destinos, Entre as causas do fracasso do sistema de capitanias, podem ser apontadas:
° A escassez de capital necessário, por exemplo, para a instalação de uma atividade econômica rentável, como a açucareira, que exigia altos investimentos.
° A incapacidade de alguns donatários de atrair colonos, ou porque Portugal era um Pais pouco povoado ou porque não havia estimulo suficiente que motivasse a mudança das pessoas para terras tão distantes.
° Em alguns casos a hostilidade de grupos indígenas, que inicialmente colaboraram com os europeus na fase da extração do pau-Brasil, mas que resistiam à ideia de se submeter ao trabalho compulsório e sistemático.
Perguntas similares