• Matéria: História
  • Autor: sabrinabelem
  • Perguntado 4 anos atrás

1. (UEL PR/Adaptada) Sobre o texto acima, é correto afirmar: *
1 ponto
a) Destaca a associação do saber com as necessidades diárias, tais como a elaboração de mapas para as rotas comerciais e a compreensão do presente a partir da história. O cientificismo é uma das características do renascimento.
b) Reconhece no humanismo a preocupação com o estudo do divino e do sobrenatural. O poder metafísico contribui para o desenvolvimento da ciência renascentista, uma vez que oferecia explicações baseadas na ciência.
c) Concebe o saber greco-romano como um conhecimento restrito ao universo intelectual dos príncipes e dos ricos comerciantes italianos. Reafirmando assim o caráter elitista que a arte precisa ter, em ser oferecida e apreciada somente pelas elites.
d) Aponta para a tese, cara ao Renascimento, de que a Terra se constitui no centro do universo (geocentrismo, difundido por Copérnico e Galileu). Galileu quase foi morto pela inquisição ao defender a teoria geocêntrica.
“Meu falecido pai, de memória abençoada, fez todo esforço para que eu pudesse alcançar excelência mental e técnica. O fruto dos meus estudos e trabalhos alcançou o seu desejo mais querido. Mas você pode perceber que, para a educação, as condições não eram favoráveis como são hoje. Nem eu tive professores tão capazes como você. Nós ainda estávamos na idade das trevas. (...) Agora, pela graça de Deus, a luz e a dignidade foram restituídas às letras e eu vivi para vê-lo. Hoje as antigas ciências estão restauradas (...). As línguas restituídas: o grego (...); o hebraico e o latim (...). Hoje o mundo está repleto de homens sábios (...). Mas lembre-se disso, a sabedoria de nada lhe servirá se você não amar e temer a deus (...). Seu pai, Gargantua.”
François Rabelais, Carta de Gargantua a Pantagruel, 1532.
2. (PUC RJ/Adaptada) São características do humanismo renascentista indicadas nesse texto, EXCETO: *
1 ponto
a) a crítica à Idade Média, percebida como período de prevalência da Igreja Católica e seus dogmas sobre as relações sociais e de produção científica.
b) a valorização de uma educação elitista e a defesa da teoria teocêntrica. Os humanistas, defendiam a visão que Deus era o centro do universo. Essa visão entrava em contradição com a visão antropocêntrica, defendida pela burguesia.
c) o desejo de renovar a fé cristã mediante a tradução e circulação dos textos sagrados. A posse dos textos sagrados somente nas mãos do clero, inquietava os intelectuais humanistas do período. Defendiam a necessidade de expandir o conhecimento para todos.
d) a retomada do patrimônio cultural e literário da Antiguidade Clássica. OS humanistas buscavam inspirações nos textos da Antiguidade Clássica. Vários autores gregos e romanos foram estudados pelos humanistas e suas obras revisitadas. TV​

Respostas

respondido por: Eduardoklkl
59

Resposta:

1.a  2.b

Explicação:

fiz no classroom


mel201950: D hoje
mel201950: ??
leandrohashimoto: Sim
gabriellemachap93rd1: certinhoo
respondido por: EduardoPLopes
7

1 - É correta a alternativa A, já que no Renascimento a ciência passou a ter preocupações bastante práticas, se afastando de um modelo dogmático de como seria o funcionamento da natureza e mais marcado pela metafísico e se aproximando de um modelo racional, mais marcado pelo modelo experimental e pela utilidade e efetividade daquelas teorias.

2 - É incorreto aquilo afirmado em B, de modo que é correta a alternativa B. Os humanistas defendiam a posição antropocêntrica, e não a teocêntrica, o que implicava que criticavam a supremacia moral da Igreja e defendiam que a natureza não deveria ser explicada a partir da Fé, mas sim a partir da Razão, experimentação e observação.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/20558651

Anexos:
Perguntas similares