Respostas
Resposta:
Existem vários tipos de diversidade. Podemos classificar os tipos de diversidade como:
Cultural;
Étnica;
Biológica;
Social, entre outros.
A diversidade representa a união dessas pluralidades, convivendo em harmonia, com respeito ao que é diferente e, sobretudo, visando a uma sociedade mais justa.
Dessa forma, conceito de diversidade pode andar lado a lado com qualquer tipo de instituição. O ideal, por sua vez, é que a diversidade esteja por todas as partes.
Diversidade: a chave é o pertencimento
Pertencer a um lugar significa ter uma conexão com a organização ou com o grupo de pessoas que faz com que você sinta que pode ser você mesmo. Isso não está relacionado apenas ao local de trabalho, por exemplo, mas também a uma necessidade psicológica.
Estimular o pertencimento, no entanto, leva um tempo, e nem sempre o processo é linear. É preciso se concentrar na diversidade e criar uma cultura inclusiva para que possa se chegar ao pertencimento.
Diversidade no Brasil
Um estudo realizado pelo Boston Consulting Group (BCG) revelou que, no Brasil, apenas 17% dos funcionários que seriam alvo das iniciativas a favor da diversidade nas organizações dizem se beneficiar delas.
A pesquisa, por sua vez, foi realizada com 16,5 mil pessoas em 14 países, como Reino Unido, Estados Unidos, Finlândia e China, além do Brasil. Os resultados mostram que, embora as empresas estejam preocupadas com temas como diversidade e inclusão, muitas das iniciativas não geram o impacto esperado.
Isso se dá porque, em sua maioria, os cargos de liderança são ocupados majoritariamente por homens brancos.
A pesquisa indicou que:
27% de membros de maiorias entrevistados enxergam dificuldades no avanço de funcionários negros ou de outros grupos étnicos minoritários;
Por outro lado, 37% dos membros das minorias veem obstáculos para seu crescimento;
Para um homem branco, heterossexual, cisgênero, com idade entre 35 e 50 anos, há uma maior liberdade para se sentir autêntico no ambiente de trabalho. E isso permite que eles cresçam em seus cargos e atinjam a liderança com muito mais facilidade que alguém que pertença a algum grupo minoritário.
Portanto, um dos maiores obstáculos para as empresas garantirem um ambiente de segurança psicológica para as minorias é a falta de pertencimento. Sem líderes representativos, não existe inclusão.
Por isso, é urgente desenvolver estratégias para a inclusão de diferentes profissionais nos grupos de liderança.
Para começar, a estratégia deve estar alinhada à equipe de Recursos Humanos, que deve orientar os gestores sobre a importância da diversidade para os negócios e explicar que todos nós temos vieses inconscientes, que fazem com que as decisões nem sempre sejam tão racionais quanto se imagina.