Anualmente, a Oxford Dictionaries, departamento da renomada Universidade de Oxford, situada no Reino Unido, responsável pela elaboração de dicionários, elege um novo termo para compor a língua inglesa. Tal escolha tem em vista termos e expressões que foram relevantes nas comunicações na atualidade, o que valida sua inserção no vocabulário da língua. No ano de 2016, o termo escolhido foi post-truth, que em português significa pós-verdade. Este termo foi utilizado pela primeira vez em 1992, pelo dramaturgo sérvio Steve Tesich, porém, o pico de seu uso veio em 2016, na medida que as novas tecnologias têm facilitado a prática de divulgação de notícias falsas. Conforme reportagem do Nexo Jornal, repercutindo o anúncio da Oxford Dictionaries, o termo pós-verdade é utilizado por aqueles que consideram que a verdade está cada vez mais perdendo espaço dentro do debate político. Entre os recentes episódios em que este termo surgiu temos a campanha eleitoral de Donald Trump e o referendo pelo Brexit, movimento pela saída da Grã-Bretanha da União Europeia, visto que ambos se valeram de notícias falsas de maneira indiscriminada para corroborar seu ponto de vista e, dessa forma, atrair mais simpatizantes. Enquanto a campanha do atual presidente dos Estados Unidos divulgava informações como Barack Obama é fundador do Estado Islâmico, o movimento separatista europeu disseminava histórias como a de que havia um custo semanal de US$ 470 milhões para a Grã-Bretanha com sua permanência na União Europeia. Diante deste cenário, especialistas entendem que a propagação de mentiras faz parte de uma estratégia de apelação aos preconceitos dos indivíduos visando radicalizar o posicionamento da população.

A esse respeito, leia a seguir trecho da reportagem publicada pelo Nexo Jornal sobre a pós-verdade e o papel das novas tecnologias nesse contexto.



Considerando as informações acima, analise as afirmações a seguir

I. O conceito de pós-verdade surgiu nos anos 1990, embora tenha ganhado maior destaque nos últimos tempos com a maximização do problema das fake news.
II. As fake news são uma forma de resistência às mentiras disseminadas pela imprensa oficial, sendo vistas como fontes de informação seguras pelos usuários.
III. Como, muitas vezes, a pessoa que propaga uma notícia falsa é amigo ou familiar dos usuários, tais indivíduos acabam acreditando nos falsos boatos.


É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1
I, apenas.

Alternativa 2
II, apenas.

Alternativa 3
I e II, apenas.

Alternativa 4:
I e III, apenas.

Alternativa 5
II e III, apenas.


jessicagvdantas: Mas no texto diz que a pós verdade foi utilizado pela primeira vez em 1992
fernandapaulosouza: Sim, o texto diz que foi utilizado pela primeira vez em 1992. Acontece que 1992 é meados dos anos 90, por isso a alternativa está correta.
Anônimo: Faço a atividade scg, é só chamar em 69 984717290

Respostas

respondido por: queremcassia2211
12

As Fake News, são em tradução literal, notícias falsas. É importante lembrar e analisar seu papel social dentro do nosso contexto, já que esta prática está cada dia mais comum. Quarta alternativa, sequência I e III.  

Além de notícias com conteúdo falso, as Fake News também são um modo de manipulação de massa, e como consequência de manipulação de opinião.  

Para a politica e medicina isso pode ser importante no sentido de formar opiniões não necessariamente embasadas em saberes científicos. O que pode acabar piorando as coisas. Exemplo disso, é o uso crescente de efeitos colaterais do uso de ivermectina registrados.  

Quer saber mais sobre o assunto?  

brainly.com.br/tarefa/39572380

Anexos:

daianeanne21: como a I esta correta se no proprio text diz que foi em 1992, e em todo lugar que vc pesquisa aparece so 1992?
maiaradiniz94: então no caso, qual seria a questão correta?
respondido por: arilsongba
0

Fake News são tidas como o grande mau da sociedade, por enquanto, pois representam notícias criadas maldosamente por pessoas que não cumprem o seu papel na sociedade, mas que buscam fragilizar ainda mais a sociedade. Alternativa IV) I e III, apenas estão corretas.

Fake News e o século XXI

As fake news estão presentes nos ambientes mais distintos que possamos perceber, podem ser no meio físico ou no meio digital, e podem assumir várias formas, como textos ou vídeos que se espelham na mais variada comunidades.

É importante esclarecer que essas “notícias” podem trazer danos reais a um determinado grupo, independente de ser minoria, e isso está atrelado a atos de violência, preconceitos, acusações e até na influência sobre grupos políticos.

Saiba mais sobre as notícias falsas no link: https://brainly.com.br/tarefa/39511227

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares