O excesso de atividades extracurriculares. Eu preciso de uma redaçao sobre esse tema mas nao consigo fazer alguem pode me ajudar? URGENTE
Respostas
Resposta:
O processo de seleção de universidades norte-americanas e europeias, via de regra, é completamente diferente do vestibular brasileiro, em que os estudantes fazem apenas uma prova. Nos EUA, a seleção leva em consideração, além de provas (SAT ou ACT), teste de proficiência em inglês, histórico escolar, cartas de recomendação e redações (entenda aqui). As escolas querem avaliar o candidato como um todo, incluindo suas paixões, interesses e conquistas além da sala de aula. Por isso, as atividades extracurriculares desenvolvidas pelos estudantes têm peso importantíssimo.
Muitos, no entanto, associam de forma equivocada atividades extracurriculares a trabalho voluntário. Apesar de ser importante – para o mundo e não necessariamente para ser aprovado em uma universidade ‘top’ – há atividades extraclasse que vão bem além de trabalho voluntário. O site About.com fez uma lista dessas atividades:
Artes: atividades relacionadas a teatro, música, dança, pintura, fotografia e quaisquer outras áreas que envolvam criatividade.
Ações na comunidade: aqui entram, por exemplo, atividades realizadas junto a instituições religiosas (planejamento de eventos, jantares beneficentes, trabalhos missionários, etc) e a grupos da sociedade.
Clubes: no EUA, são muito comuns os ‘clubs’ que unem pessoas com os mesmos interesses. No Brasil, eles não são tão frequentes, mas também existem, como grupos de estudo de idiomas, de debates, de discussões de questões raciais e feministas.
Governança: incluem atividades ligadas a comissões escolares, conselhos estudantis, grêmios, etc.
Hobbies: seja criativo neste tópico. As faculdades estão interessadas em suas ‘paixões’. Elas podem ser, por exemplo, hipismo ou então colecionar algum tipo específico de objeto.
Explicação: