Os povos bárbaros ou germânicos também tiveram uma responsabilidade nesta queda Ocidental
Romana. Quais eram as características principais destes povos? Explique pelo menos três.
Respostas
Resposta:
Os bárbaros eram, na ótica grega, todos os povos que não falavam o idioma grego e nem compartilhavam da mesma cultura e modo de organização da sociedade grega. O termo foi assimilado pelos romanos e tornou-se um sinônimo para referir-se aos povos estrangeiros de forma estereotipada.
Os germânicos foram rotulados como bárbaros no mundo romano. Eram povos que habitavam o norte da Europa, em uma região conhecida como Germânia. Os germânicos eram formados por diversos povos que, a partir do século III d.C., começaram a migrar e invadir as terras do Império Romano do Ocidente.
O conceito de bárbaro surgiu entre os gregos e foi transmitido para os romanos. Na imagem, uma representação de batavos, povo germânico.
A palavra bárbaro surgiu no idioma grego para referir-se a todos os povos que não falavam o idioma grego e não partilhavam da mesma cultura e forma de organização social e política dos gregos. O termo era, portanto, utilizado por eles para expressar seu desprezo pelas culturas alheias, indicando que elas não eram “avançadas” o suficiente.
A primeira menção à palavra bárbaros (no grego, barbaros ou Βάρβαρος) de que se tem conhecimento foi registrada na Ilíada, escrita por Homero. Nessa obra, o termo foi utilizado para referir-se à fala dos cários (diferente do idioma dos gregos), povo que habitava a região da Ásia Menor.