Respostas
Resposta:RESUMO
Este trabalho tem como objetivo central de análise “a História da Educação de Angola: do colonialismo ao MPLA”. Nele se analisam o momento mais alto do processo de educação colonial, suas contradições principais, crise e derrocada, no período abrangendo os anos entre 1956 e 1974. A educação colonial, compreendida como um sistema, produziu a ideologia da dependência, da subordinação e transformou Angola em território de exportação de matérias-primas e mão-de-obra barata para a indústria dos países industrializados da Europa e seus aliados. A trajetória da implementação de uma educação contra-hegemônica pelo Movimento Popular de Libertação de Angola –MPLA– é aqui também analisada como o surgimento de uma educação, cujos objetivos se voltavam para as amplas massas populares de angolanos, até então submetidos à escravatura colonial portuguesa. A nova educação, surgida nos anos 50 do século XX, foi decorrente do surgimento e desenvolvimento de várias formas de associação civil dos naturais de Angola, que assumiram relevante papel como atores nos processos de mobilização e da mudança social que se verificou nos anos de 1974 e 1975. Ressalta-se que esses movimentos foram reconhecidos como espaço de criatividade e inovação social, e caracterizados como agentes de pressão político-social, protestos, contestações e resistência, nesse período que marcou uma nova etapa na implementação da proposta educacional do MPLA. No início deste novo milênio, o MPLA, reiniciou a implantação do processo de reconstrução e de ampliação da esfera da educação pública. Ainda hoje é notória a resistência a essas mudanças.
Explicação:
A história da educação física em Angola é marcada pela influência das diferentes culturas e colonizações que o país sofreu ao longo do tempo.
Como era a educação física em Angola?
Durante a época pré-colonial, as atividades físicas eram realizadas principalmente para fins militares e rituais.
Com a chegada dos colonizadores portugueses, a educação física passou a ser introduzida nas escolas, ensinada principalmente como forma de preparação para o trabalho físico e para o exército.
Durante o período de independência e guerra civil, a educação física sofreu influência das ideologias políticas e da falta de recursos.
- Após a independência, a educação física começou a ser vista como importante para o desenvolvimento físico, mental e social das crianças e jovens.
Atualmente, a educação física é incluída como parte do currículo escolar em Angola, com ênfase na promoção da saúde e do desenvolvimento físico.
Veja mais sobre Educação Física em: https://brainly.com.br/tarefa/51439972
#SPJ2