Respostas
Resposta:
Marilena Chauí (2000)estabelece como sendo as três principais concepções de ciência a racionalista, a empirista e a construtivista.
A primeira concepção apresentada é por ela denominada racionalista sendo a concepção que se vincula mais fortemente à matemática e à objetividade como entendida usualmente. O racionalismo é uma interpretação de ciência que a coloca como universal, no qual a realidade poderá ser entendida através da lógica matemática e verificada pelos experimentos e não o contrário.
Outra concepção apresentada de forma reduzida por Chauí (2000) é a empirista que se diferencia da racionalista principalmente quando coloca a questão experimental como essencial para o pensamento científico e dela se aproxima quando pensa a ciência como uma forma de explicar e representar fielmente a realidade da natureza. Desse modo, podemos dizer que a diferença entre essas duas formas
de pensamento é marcadamente definida pelo fato da concepção racionalista ser dedutiva e da empirista ser indutiva. É essa diferença que fará com que os empiristas preocupem-se exaustivamente com a questão do método científico, sendo até hoje um paradigma muito forte da ciência.
Por fim, a última e mais recente concepção apresentada é a construtivista. As ideias que permeiam a concepção construtivista estão vinculadas diretamente ao fato de se considerar a ciência como uma forma de aproximação da realidade. Para tanto a concepção construtivista traz à tona métodos racionalistas e empiristas que, ao contrário do que os modelos ideais dessas duas concepções sugerem, não reproduzirão a realidade, mas sim uma representação dela. A ideia de verdade absoluta não faz sentido na lógica construtivista.
Explicação:
As três categorias reduzem em muito a complexidade das concepções de ciência atuais e ao longo do tempo. Por isso é que serão tratadas como categorias analíticas baseadas em outras referências já citadas da sociologia da ciência.
Espero ter ajudado!!