O consumo de água segura é de importância fundamental para a qualidade de vida e a proteção contra doenças, sobretudo aquelas evitáveis, relacionadas a fatores ambientais e sanitários. As atividades de controle da qualidade da água utilizada para consumo humano devem ser rotineiras e preventivas sobre os sistemas de abastecimento de água, a fim de garantir a redução das enfermidades transmitidas pela água de consumo humano.
O procedimento adequado a ser adotado por esses sistemas para garantir a redução de enfermidades correlacionadas a patógenos é a
a) filtração após o tratamento com carvão ativado.
b) decantação da água captada antes da distribuição.
c) adição de sulfato de alumínio durante o tratamento.
d) fluoretação da água ao ser captada para tratamento.
e) cloração da água antes do fornecimento à população.
Respostas
Resposta:
Alternativa E
Explicação:
Cloração é o processo de adição de Cloro (Cl2) à água, que anula a atividade de microrganismos patogênicos, algas e bactérias, tornando-a assim, apta ao consumo humano como água potável biologicamente.
Durante o processo de tratamento de água, o procedimento realizado para garantir a redução de enfermidades correlacionadas a patógenos consiste na cloração da água antes do fornecimento à população (letra E).
Tratamento de água
A Estação de Tratamento de Água (ETA) consiste no órgão responsável por tratar a água de forma a garantir que ela seja oferecida à população cumprindo os padrões de qualidade. Nesse sentido, esse processo apresenta diversas etapas, como filtração, decantação e fluoretação.
Além dessas, há também a etapa de cloração da água, que consiste na adição de cloro visando combater organismos patogênicos, como bactérias. Assim, busca-se reduzir a ocorrência de enfermidades decorrentes da ingestão de água.
Outra questão sobre tratamento da água:
https://brainly.com.br/tarefa/49188466
#SPJ2