Turma:
Autor:
A Natureza da Energia
Identificar e caracterizar os diversos processos de produção de energia elétrica “
O sistema ilustrado abaixo é um sistema conservativo, sendo a força da gravidade e a força de tração no fio as únicas forças atuantes no sistema. Sabendo que a altura h=125cm e que a aceleração da gravidade local é g= 10 m/s^2, o valor da velocidade do pêndulo no momento que sua energia cinética é máxima será:
image
50 m/s
25 m/s
5 m/s
0 m/s
Respostas
Resposta:
Energia mecânica é uma grandeza física escalar, medida em joules, de acordo com o SI. Ela equivale à soma das energias cinética e potencial de um sistema físico. Em sistemas conservativos, ou seja, sem atrito, a energia mecânica permanece constante.
A velocidade máxima desse pêndulo é de 5 m/s. Alternativa C.
No movimento harmônico simples (MHS) não há perdas de energia nem energia cinética, nem energia potencial, então podemos dizer que essas duas energias são iguais:
Onde:
- m é a massa [kg]
- v é a velocidade [m/s]
- g é a aceleração da gravidade [m/s²]
- h é a altura [m]
logo:
Um pêndulo é formado por um fio não elástico preso a um suporte fixo em uma de suas extremidades e na outra possui um corpo que pode-se movimentar de forma livre.
O movimento pendular acontece de forma constante, de mesma velocidade, desprezando qualquer força contrária e sua aceleração, quando tratamos de pêndulos simples é a aceleração da gravidade. Chamamos o movimento do pêndulo de movimento harmônico simples (MHS). Tendo um movimento harmônico, circular e constante, classificamos o movimento pendular como periódico, ele repete o seu movimento em mesmos intervalos de tempo.
Veja mais sobre movimento harmônico simples em: brainly.com.br/tarefa/24762755