Respostas
Resposta:
falso
Explicação:
lei que regula a criação de um sindicato é a nº 186/08 do MTE e ela é resguardada pelo artigo 511 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Os sindicatos tem como finalidade a representação de interesses de sua categoria profissional, efetivar contatos de trabalho coletivo, selecionar seus representantes e colaborar com o Estado quanto à resolução de problemas relacionados à categoria representada.
Resposta:
O sindicato pode ser definido como uma associação voluntária, de caráter permanente, destinada a defender os interesses de trabalhadores assalariados de uma mesma profissão ou de uma mesma indústria. As primeiras associações sindicais agrupavam geralmente trabalhadores de uma mesma profissão (sindicatos de ofício). Progressivamente, com a expansão da grande indústria, os sindicatos tenderam a organizar trabalhadores que, apesar de exercerem profissões diferentes, estavam empregados numa mesma indústria (sindicatos de indústria).
Explicação:
Os primeiros sindicatos foram basicamente organizações de trabalhadores manuais assalariados. Contudo, nos últimos anos, tem-se observado a expansão de um sindicalismo do setor de serviços, agrupando assalariados de escritórios e de outros grupos de classe média (bancários, aeroviários, médicos, professores etc).