A coloração de Gram é um dos métodos morfo tintoriais mais importantes em microbiologia. Em relação à coloração de Gram avalie as questões a seguir
A coloração de Gram permite também evidenciar a forma das bactérias, por exemplo, podemos observar cocos Gram positivos e bacilos Gram negativos
Após a etapa do álcool, as bactérias são descoloridas. Isso quer dizer que as bactérias Gram negativas ficam transparentes, mas as Gram positivas não perdem o corante e permanecem com a coloração roxa.
Essa coloração é baseada na estrutura da membrana plasmática das bactérias. As Gram positivas possuem uma membrana de peptídeoglicana e as Gram negativas possuem duas membranas.
As diferenças entre Gram negativas e positivas servem apenas para identificar bactérias ao microscópio, pois não existem meios de cultura que possam crescer de forma seletiva, bactérias Gram negativas, por exemplo.
Quais são verdadeiras?
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
A coloração de Gram é um passo muito importante na caracterização e classificação inicial das bactérias. Afinal, esse método de coloração permite que as bactérias sejam visualizadas no microscópio óptico, uma vez que sem a coloração é impossível observá-las ou identificar sua estrutura.
O método de coloração de Gram recebeu esse nome em homenagem ao patologista dinamarquês Hans Christian Joachim Gram que realizou a descoberta em 1884 e, aliás, até hoje continua sendo a mais utilizada nos laboratórios de análises clínicas e microbiologia. Através da coloração é possível identificar e diferenciar os dois principais grupos de bactérias, sejam Gram-positivas ou Gram-negativas.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás