4) Numa certa manhã, num momento onde a
temperatura ambiente era 17 °C, um motorista calibrou os pneus de seu automóvel e verificou que a pressão era 2,0 atm. Cerca de 6 horas após, rodando pela rodovia, os pneus se aqueceram e ele verificou que a temperatura interna dos pneus era de 57 °C. Qual a pressão interna dos pneus nas referidas condições?
POR FAVOR!!!
Respostas
A pressão interna vale aproximadamente 2,28 atm.
- Explicação:
Essa questão trabalha uma transformação isocórica, devido a não haver variação no volume. Para questões que envolvam o volume, pressão e temperatura apenas, sempre usaremos a Lei Geral dos Gases:
Essa lei nos diz que o produto entre a pressão e o volume, dividido pela temperatura, é constante. Como o volume da questão não varia, de acordo com o enunciado, podemos tirá-lo da equação, já que o volume inicial V é igual ao volume final Vo.
Agora, analisando a equação que vamos usar, sabemos que a divisão entre a pressão e a temperatura inicial é igual a divisão da pressão e temperatura final. Isso só é possível devido à proporcionalidade entre Pressão e Temperatura, pois eles são diretamente proporcionais: quando um aumenta, o outro aumenta na mesma proporção.
Sabemos que a temperatura do congelador, após aberto, vai diminuir de 27°C para - 18°C. Logo, a pressão também vai diminuir. A temperatura quando usada em cálculos de gases, é dada em Kelvin, não em Celsius. Para converter, basta somar 273 à temperatura em Celsius:
Vamos achar essa pressão substituindo os valores que foram dados no enunciado na equação apresentada anteriormente:
➯ Substitua os valores dados:
➯ Isole a pressão final (Po):
➯ Faça os cálculos:
➯ A pressão interna vale aproximadamente 2,28 atm.
Saiba mais sobre a Lei Geral dos Gases em:
https://brainly.com.br/tarefa/30362472
Espero ter ajudado!